Previous slide
Next slide

Eduardo Rosa

ASI 40 ANOS: Eduardo Rosa destaca lançamento de documentário com depoimentos e homenagens de surfistas e dirigentes do surfe local, catarinense e brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O surfe imbitubense sempre teve algo a mais para mostrar. Seja em retorno publicitário, ou conquistas que foram almejadas, muitas vezes até sem querer. Mas, o potencial de ondas em vários campeonatos que ocorreram nas praias de Imbituba, a dedicação de quem esteve por ‘trás das cortinas’, mostram a importância que o surfe tem para o desenvolvimento turístico e financeiro da cidade.

Almerindo Jorge Filho, primeiro Presidente da ASI

No documentário ‘ASI 40 anos’, diversas figuras envolvidas, direta ou indiretamente com a entidade, deixam mensagens, homenagens e alguma histórias, sempre valorizando um trabalho rico e em crescente evolução. Mas, ainda não terminou. Para todos, o orgulho de falar sobre a ASI é latente e com ar de satisfação, por saber a importância que ela tem para o surfe local e para Imbituba.

De Almerindo Jorge Filho, primeiro Presidente da ASI, a Jaison Pacheco, atual gestor, um pouco do que marcou estes 40 anos. Apesar dos, aproximadamente, 30 minutos de documentário, ainda faltaria muito a ser contado, e por isso, foram elencados de dois a quatro envolvidos em cada seguimento, e não deixar o documentário ainda maior.

ASI 40 anos: Da Fundação ao atual momento

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a terceira associação de surfe local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. de Surfe Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surfe (ACS), hoje a Fecasurf.

Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e até mesmo durante a Pandemia de Covid-19, além de etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais. E em 2025, o Poder Público de Imbituba criou o Dia Municipal do Surf, comemorado pela primeira vez no dia 02 de outubro de 2025 em homenagem à fundação da ASI.

Alguns eventos realizados na cidade, tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL), ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.

Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil