A Prefeitura de Imbituba divulgou, nesta segunda-feira (06), por meio do programa Zimba Sustentável, os novos cronogramas de coleta de resíduos orgânico e seletivo da cidade. Os horários passam a funcionar a partir da data da publicação. A coleta abrange 38 localidades da cidade entre segunda e sexta-feira em horários alternados.
De acordo com a publicação oficial, os novos horários e dias de coleta entram em vigor para maior eficiência no recolhimento do lixo domiciliar e reciclável, atendendo melhor às demandas de cada comunidade.
Confira os cronogramas de coleta
Programa Zimba Sustentável
O programa de coleta de resíduos da Prefeitura de Imbituba, Zimba Sustentável, visa manter a cidade limpa e organizada. Uma das ações que o programa disponibiliza é a Coleta Agendada, em que o órgão municipal recolhe os resíduos volumosos como: móveis, colchões, poltronas, sofás, armários, camas, mesas e cadeiras. Assim como resíduos de construção civil como tijolos, blocos cerâmicos, telhas, concreto, argamassa, madeiras, fiação elétrica e tubulações. Também são aceitos resíduos verdes, como folhas, galhos, troncos e gramas.
Para solicitar o programa, existem quatro opções:
- Presencialmente no Paço Municipal;
- Pelo Protocolo On-line da Prefeitura, na opção Atendimento ao Cidadão → Serviço de Coleta de Resíduos;
- Por telefone, no número (48) 3355-8100, ramal 8278, de segunda a sexta, das 8h às 12h;
- Pelo aplicativo Reever, em Solicitação de Coleta de Resíduos de Construção, Verdes ou Volumosos.
Além disso, o cidadão pode entregar até 1m³ de resíduos por dia nos seguintes locais:
- Resíduos de construção civil: na Cooperzimba, de segunda a sexta, das 8h às 17h;
- Resíduos volumosos: na Diretoria de Gestão de Resíduos Sólidos, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Resíduos Especiais
Eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado também podem ser recolhidos pela Cooperzimba, com agendamento pelo telefone (48) 99158-9473. Os materiais menores podem ser separados junto aos recicláveis na coleta seletiva.
Já pneus, lâmpadas, pilhas e baterias devem ser entregues na Seinf, e medicamentos vencidos e embalagens podem ser deixados nos postos de saúde e farmácias do município.
