Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

QUEM SABE FAZ AO VIVO: Público e artistas compõem música ao vivo em showficina em Imbituba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

“Vai no Olhômetro!” foi a primeira música composta entre artistas e público no Projeto Recortes Letra & Música fase 2, realizado pelo Ateliê Rio do Poeta pelo Circuito Catarinense de Cultura. Na última terça-feira (09), o Arena Praia Eventos, em Imbituba, casa temporária da Cia Desmontagem Cênica, foi o palco de brincadeiras e aprendizados sobre música.

Os estudantes de teatro da Desmontagem mostraram toda sua presença na hora de co-criar a letra de “Vai no Olhômetro”, através da cartola mágica do artista Txaka Amaral. Foram sorteados os recortes de revista que compuseram a letra, o tom e as notas musicais com a participação ativa da plateia. No palco, os músicos Txaka Amaral, Vano Costa, Diego Dutra e Roger Fontella deram vida aos recortes e fizeram do acaso uma obra prima.

A primeira Showficina do Recortes foi emocionante. O próximo encontro é no Cine Mussi Laguna, na sexta-feira (26), quando uma nova música nascerá dos recortes da cartola de Txaka Amaral.

Confira a Música criada a partir dos recortes no Arena Praia

Vai no Olhômetro
Flor de Lótus em seu nome
Dá origem ao debate
Flagras do Gênio
A loucura do homem sem medo
Caos coletivo
Viagem ao centro da Terra
Entre o humor e a dor
Entre o riso e a tragédia
O personagem sou eu
Não temos noção de limites
Vai no olhômetro
O balé o parque de diversões
Educação Sentimental

Mistura de Show com Oficina

As showficinas representam uma fusão inovadora de espetáculo musical e oficina prática, onde o público não é apenas espectador, mas co-criador ativo. A dinâmica é envolvente: voluntários da plateia são convidados a subir ao palco em um processo lúdico e intuitivo participando da composição de uma nova canção ao vivo. Na cartola de Txaka, são sorteados recortes de textos e símbolos de notas musicais que, juntos, formam a letra e a melodia inédita da canção que nasce naquele exato momento. O processo criativo, que valoriza saberes prévios e participação geral, tem base no método de criação literária conhecido como Cut Ups, e convida a todos a descobrir a magia do sorteio de Recortes. 

“A showficina é mais do que um show, é um convite para o público mergulhar no processo de nascimento de uma música, revelando que a inspiração pode estar em qualquer ‘recorte’, e que a melodia pode surgir da interação espontânea com o texto, mostrando o caminho da harmonia e do ritmo. Queremos fomentar a criatividade e mostrar que a música é de todos e para todos, promovendo um intercâmbio valioso entre artista e público”, destaca a diretoria do projeto.

Sobre os artistas

Txaka Amaral é um artista multifacetado com uma carreira de mais de três décadas nas áreas da música e das artes visuais. De compositor a intérprete, navegando por diversos gêneros como folk rock e prog metal, com álbuns lançados e uma presença marcante em palcos por meio de inúmeras apresentações públicas.

Paralelamente à sua música, ele construiu uma sólida trajetória como pintor desde 1997, com exposições renomadas e a criação de ateliês, incluindo colaborações com o artista Tito Oliveira, recentemente homenageado com prêmios como o “Mestres da Cultura Popular”. Além disso, seu trabalho transcende a criação artística, engajando-se em projetos culturais, sociais e educacionais notáveis, como professor de música comunitária e em ações que promovem a inclusão e a preservação cultural. Txaka segue ativo com gravações de novos álbuns, participação em iniciativas culturais e a preservação de seu vasto legado artístico e musical, solidificando seu papel como um nome de referência no cenário artístico brasileiro.

Acompanhando Txaka Amaral, a Fase 2 conta com a expertise de músicos que elevam a experiência artística. Vano Costa e Diego Dutra somam à equipe. Vano Costa, guitarrista, já demonstrou seu talento e sensibilidade na primeira fase do projeto, tendo uma fundamental atuação na resolução da ponte da canção “Cenas no Cais do Porto” e contribuindo com vívidas sugestões na elaboração da letra em uma das oficinas transmitidas ao vivo. Sua presença garante um aprofundamento musical na experiência da showficina. 

Diego Dutra, por sua vez, é reconhecido como um dos mais experientes bateristas residentes em Santa Catarina, com uma carreira sólida que abrange mais de três décadas, incluindo a banda de reggae gaúcho Chimarruts. Conhecido por suas performances para grandes públicos e por acompanhar diversos artistas e alunos fiéis, Dutra se propõe a reinventar a interação com o público ao participar ativamente da composição musical em cada showficina, enriquecendo a experiência com sua vasta bagagem e criatividade.

Confira o cronograma dos próximos encontros

As apresentações, todas gratuitas e sujeitas à lotação dos espaços, têm datas e locais confirmados.

  • Sexta-feira (26), às 20h:
    • Local: Cine Teatro Mussi, Laguna
  • Quinta-feira (09/10), às 20h:
    • Local: Museu Ferroviário de Tubarão
  • Domingo (19/10), às 16h:
    • Local: Salão Paroquial da Igreja São João Batista, Imaruí
      • Atração cultural no Café Anual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, público do evento.

O projeto “RECORTES LETRA&MÚSICA FASE 2” é uma realização do Ateliê Rio do Poeta, e conta recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Sobre o Projeto RECORTES LETRA&MÚSICA

O “Recortes Letra&Música” é um projeto contínuo que busca explorar e compartilhar o processo criativo por trás da música, conectando artistas e público de forma interativa e educativa. Através de suas inovadoras showficinas, o projeto valoriza a composição, a performance musical e a co-criação, oferecendo uma plataforma única para o surgimento de novas expressões artísticas e para a valorização dos talentos locais e da rica cultura catarinense, promovendo o acesso democrático à arte.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil