No próximo dia 20 de setembro será lançada a biografia do imbitubense Luiz Gonzaga de Carvalho, o Zaga da INKOR, um dos nomes mais respeitados do cenário empresarial catarinense. A obra, assinada pelo jornalista Rodrigo Speck e intitulada “Do chinelo ao sucesso: A máquina não para” promete ir além de uma simples trajetória profissional. O livro é um relato humano, visceral e inspirador sobre um homem que saiu da infância humilde para se tornar fundador da 6ª maior empresa de argamassas e impermeabilizantes do Brasil.
Nascido em Imbituba em 21 de setembro de 1970, em uma família de trabalhadores, Luiz Gonzaga de Carvalho construiu sua história no chão da realidade. Aos 15 anos, já emancipado, ajudou a mãe, Dona Belmira, a estruturar dois estabelecimentos comerciais da família (um restaurante e um hotel). Depois de adquirir experiência, buscou o próprio lugar ao sol: foi dono de uma transportadora, de um posto de combustíveis e de nove lojas de piso, até construir o império da INKOR. Hoje, além das fábricas no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o empresário imbitubense conta ainda com uma construtora, a ROKNI, é demais empreendimentos.

A biografia, escrita com sensibilidade e profundidade, mergulha nos bastidores dessa trajetória: da infância marcada pela luta na década de 70, passando pela juventude empreendedora nos anos 80 e 90, até a fundação da INKOR nos anos 2000. Mas o foco vai além dos números. A obra destaca valores como palavra, integridade, coerência e humanidade.
“O que o leitor encontrará neste livro não será um roteiro pronto, mas a prova de que é possível construir um caminho, mesmo quando tudo à volta parecer desfavorável. A criação da INKOR foi apenas uma das realizações. A maior delas, talvez, tenha sido nunca desistir”, destaca o empresário.
O lançamento do livro tem um propósito ainda maior: toda a renda obtida com a venda do livro será integralmente destinada ao Instituto INKOR, entidade fundada em julho deste ano, com o objetivo de oferecer capacitação profissional e oportunidades reais de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade.
“Quero dar a chance que eu nunca tive” , afirma Zaga da INKOR.
Amigos, familiares e parceiros, muitos deles que caminharam ao lado de Zaga ao longo de décadas participaram da obra com depoimentos emocionantes. Todos reforçam o mesmo sentimento: “Zaga é um homem raro — de palavra, de fé e de ação transformadora”.
O evento de lançamento será em Imbituba, na véspera do aniversário de 55 anos do empresário. Será uma festa para convidados e imprensa. Após a apresentação ao público, o livro será comercializado pela plataforma da editora Bailer Books (https://bailerbooks.app.br)
“Escrevendo a biografia do Zaga da INKOR encontrei um personagem que sabe que o verdadeiro reconhecimento não vem do que se exibe, mas do que se transmite — no modo de tratar os outros, no exemplo que deixa, nas raízes que planta” , destaca Rodrigo Speck, que completa: “o livro é uma história de superação que se partilha com carinho, gratidão e um propósito claro: transformar vidas”, completa o jornalista e escritor.
Rodrigo Speck
Rodrigo Speck de Souza, catarinense de Imbituba (1979), é jornalista formado pela UNISUL, com pós-graduação em Comunicação e Oratória pelo IPEMIG. Com mais duas décadas de carreira, passou pelas redações da TV Barriga Verde (BAND/SC), RBS TV (GLOBO/SC), Jornal Notisul/SC, e atuou como assessor de imprensa na gestão pública das cidades de Tubarão e Imbituba (SC).
Neste livro, o autor revela a história de Luiz Gonzaga de Carvalho, o Zaga da INKOR – uma figura marcante, cuja trajetória se entrelaça com memórias afetivas, desafios e conquistas.
Mais do que uma biografia, o livro é um mergulho em histórias que resgatam identidades, revelam passagens e celebram a resistência de um espírito genuinamente sonhador. Com texto ágil e sensível, “Do Chinelo ao Sucesso: A Máquina Não Para” conduz o leitor por uma jornada onde passado e presente se encontram. A trajetória de Zaga da INKOR é marcada por superações e lutas reais. Com autenticidade e paixão, seu legado mostra como é possível inspirar gerações. É um relato verdadeiro, sincero e emocionante.











