Por Daniel Luiz Miranda
O Campeonato Brasileiro de Futebol é disputado no sistema de pontos corridos desde 2003. Embora alguns detalhes ainda não fossem os mesmos, como o número de equipes. Atualmente, são 20 equipes, que jogam em dois turnos, somando 38 rodadas de confrontos diretos. Na última segunda-feira (26), o Flamengo aplicou a maior goleada desde que o campeonato passou a adotar este formato, vencendo o Vitória (BA) por 8×0. Em campo, titular e comandando a equipe como volante, estava o imbitubense Jorginho Frello, chegado há pouco do Arsenal, da Inglaterra.
Rápida adaptação impressiona
Mesmo recém-contratado, Jorginho chama a atenção pelo entrosamento quase instantâneo com os atletas do Flamengo. Ainda na Copa do Mundo de Clubes, primeiro campeonato que participou pelo rubro-negro, sem pré-temporada, o imbitubense já mostrava liderança técnica. Agora, no campeonato nacional, o meio-campista despertou comentários da mídia esportiva pela importância nas jogadas ofensivas. Mauro Cezar Pereira, especialista no clube carioca, da mesma forma, ressalta que a bola sempre passa pelos pés de Jorginho, que dita a dinâmica da equipe.
A mãe de Jorginho, Maria Tereza Freitas, falou com exclusividade ao AHora sobre o momento do filho.
“Jogar num time como o Flamengo, a torcida, não é à toa que é a nação, né? 45 milhões de pessoas que amam o clube são uma nação. Então, para ele, é emocionante, a torcida recebeu ele muito bem, o clube, os colegas, ele está muito feliz. Ele estava lá fora, teve uma carreira vitoriosa, 18 anos estando lá fora, conquistando títulos”, disse.

Que bom pro Flamengo, que bom pro Brasil. Que bom pra mim, que tô com ele perto de mim de novo, tanto tempo viajando pra ele dar um abraço ao meu filho. Agora, ele tá aqui pertinho de nós, jogando num grande clube, ele tá muito contente, muito feliz, pode ter certeza disso, ontem eu ainda falei com ele sobre isso, eu vi o jogo 8×0, eu assistia, ele estava no Maracanã, e ele saiu muito contente, muito contente, me abraçou, que vitória, né mãe, que vitória, eu disse, ô meu filho, que coisa linda, ele tá muito feliz”, completou.
O “Flamengo de Jorginho”
Com o comando do craque, Pedro (3x), Samuel Lino (2x), Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique balançaram as redes na partida que levou o Flamengo aos 46 pontos, no primeiro lugar do Brasileirão e com o melhor ataque: 44 gols. Pelo lado do Vitória, no entanto, o vexame histórico mantém a equipe na zona de rebaixamento, em 17ª lugar com 19 pontos. A equipe bahiana demitiu o técnico Fábio Carille após o resultado.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo










