Previous slide
Next slide
Formação continuada fortalece práticas inovadoras no ensino de Ciências em Imbituba

Érika dos Reis

Formação continuada fortalece práticas inovadoras no ensino de Ciências em Imbituba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A formação dos professores é um dos pilares para garantir uma educação de qualidade, capaz de despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse pelo conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Imbituba, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Juventude, vem promovendo uma série de encontros formativos com os Professores Auxiliares de Ensino (PAEs) de Ciências e Coordenação Pedagógica, com o objetivo de oferecer experiências práticas, criativas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, ao Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense e à Proposta Curricular do Município de Imbituba.

Imagens: Arquivo PMI

As formações têm como proposta estimular metodologias ativas e inovadoras, por meio de oficinas dinâmicas, atividades “mão na massa”, experimentos simples com materiais acessíveis e a integração das Ciências com outras áreas do conhecimento. Dessa forma, os educadores saem preparados para levar às salas de aula vivências que aproximam teoria e prática, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.

O ciclo de encontros iniciou em 06 de maio, no laboratório de Ciências da Escola Básica Municipal Padre Dr. Luís da Costa, no Bairro Guaiúba, com a professora da rede municipal Fernanda Oliva Drumond. Os participantes puderam realizar experimentos, observar lâminas em microscópio e até produzir creme hidratante para as mãos, atividades que também são aplicadas aos estudantes.

Durante o recesso escolar, os PAEs também participaram das formações gerais organizadas pela SEDEJ, voltadas para todos os professores da rede.

Já a formação da última sexta-feira (15) foi no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Garopaba. Conduzida pelo professor Eduardo Cargnin Ferreira, a formação apresentou de forma leve e criativa como os conteúdos de Ciências podem ser trabalhados em sala de aula, utilizando recursos simples e muitas vezes reaproveitados.

De acordo com o Secretário de Educação, Esporte e Juventude, Josué Espezim, as formações são necessárias e fundamentais para a qualidade do ensino. “Além de aproximar os docentes das possibilidades que a instituição pode oferecer aos estudantes, a experiência reforça a importância da prática como ferramenta pedagógica a ser aplicada em sala de aula”, destacou.

No próximo encontro, marcado para o dia 08 de outubro, os PAEs de Ciências e Coordenadores Pedagógicos terão uma vivência no Museu da Baleia de Imbituba, em parceria com a Diretoria de Cultura. A atividade unirá conhecimento científico, história e preservação ambiental, ampliando ainda mais as perspectivas de ensino.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil