O Portal AHora, maior veículo de notícias online de Imbituba e região, foi um dos homenageados com o Troféu Imigrante Açoriano 2025, entregue na noite desta terça-feira (13), durante sessão solene realizada na Câmara de Vereadores.
A cerimônia marcou o Dia Municipal do Imigrante Açoriano, instituído pela Lei Municipal nº 5.470/2022, e reuniu autoridades, representantes de entidades culturais e empresas que têm apoiado a preservação e difusão da cultura açoriana no município.
O evento foi promovido pela Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Vila Nova, cujo presidente João Batista Dias foi o mestre de cerimônia, e pela Associação Cultural Freguesia de Mirim, em sua 4ª edição, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem para manter viva a herança deixada pelos colonizadores que chegaram à região no século XVIII (18).

Homenagens e autoridades presentes
Além do Portal AHora, também receberam o Troféu Imigrante Açoriano as empresas Fertisanta, ILP, Granéis Imbituba, Serra Morena, Sicredi Sul SC, Rocha Viva e Rádio Bandeirantes. Cada uma foi destacada por seu papel no fortalecimento da identidade cultural e no apoio a projetos e eventos que valorizam a história açoriana.
“É uma honra para nós, do Portal AHora, recebermos este troféu, pois temos muito orgulho de nossa raiz açoriana, bem como da indígena, da negra e das de outros países. E valorizamos muito a cultura açoriana em nossa cobertura nos municípios de nossa microrregião. Recebo o troféu em nome de todos os colaboradores do AHora, e o dedico ao meu saudoso irmão e referência máxima, Clóvis, que nos deixou há três anos, deixando todas as diretrizes para apenas seguirmos”, disse Cleber Latrônico, editor-chefe do AHora, que também esteve representado pelo colaborador Madison Martins e pela mãe dos fundadores, Maria Madalena Latrônico.
“Agradecemos a Casa Açoriana e a Associação Cultural Freguesia de Mirim pelo obstinado trabalho de seus membros par preservar e valorizar nossa cultura, de nossos antepassados oriundos das ilhas dos Açores, em Portugal, bem como às outras empresas que colaboram com a causa. Viva a Cultura. Feliz do município, Estado ou país que valoriza sua cultura, principalmente a difundindo desde a educação de base”, completou o jornalista, após receber o troféu.
A mesa diretora da solenidade contou com a presença do diretor municipal de Cultura, Ronaldo Augusto Pires representando o prefeito Michell Nunes, do vereador Matheus Gelinski, representando o presidente Mateus Pereira; o presidente da Associação Cultural Freguesia de Mirim, Renato Machado, a diretora da Casa Açoriana, Rosenilde Dias, e do coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, o historiador e professor universitário Francisco do Vale Pereira, que veio direto de Florianópolis e fez uso da palavra na tribuna, dando uma verdadeira aula sobre a cultura açoriana e a enorme presença dela em todo o litoral de Santa Catarina entre outros convidados. A Sessão também foi prestigiada pelo vereador Darlan Back, pelo secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude, Josué Bilherva Soares Espezim e as professoras Maria de Lourdes Stüpp, a Filhinha, e Maria de Lourdes Jeremias de Souza.

Reconhecimento ao Portal AHora
O Troféu entregue ao Portal AHora simboliza não apenas a liderança do veículo na produção de conteúdo jornalístico regional, mas também seu compromisso contínuo com a valorização da cultura açoriana. Fundado há quase 10 anos pelos irmãos imbitubenses Clóvis Luiz Felipe (in memoriam) e Cleber Latrônico Felipe, jornalista e editor-chefe, o portal se consolidou como principal fonte de informação dos municípios de Imbituba, Garopaba, Laguna, Imaruí, Paulo Lopes, Pescaria Brava e Capivari de Baixo.
Com média de 16 mil acessos diários ao site portalahora.com.br e fortíssima presença nas redes sociais — ultrapassando 35 mil seguidores no Facebook e 27 mil no Instagram — o AHora dedica espaço constante para conteúdos culturais, como a coluna “Baú Açoriano”, assinada pelo historiador Rone Pires.

Tradição que atravessa séculos
Durante a solenidade, os organizadores lembraram que a cultura açoriana está presente no cotidiano de Imbituba por meio de festas como as de Sant’Anna e do Divino Espírito Santo, dos Ternos de Reis, danças típicas, artesanato, gastronomia e histórias transmitidas oralmente. O evento reforçou que manter viva essa herança exige participação ativa de toda a comunidade, especialmente de empresas e instituições que investem em ações culturais.
O encerramento da noite contou com a emocionante execução do Hino de Imbituba, interpretado pelo casal Vavá e Ana Jandira, do grupo Tons de Deus, seguida da foto oficial dos homenageados e de um coquetel oferecido aos presentes.











