O prefeito de Imbituba, Michell Nunes, nomeou nesta quarta-feira (06), o professor Josué Bilherva Soares Espezim como novo secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude (SEDEJ). Ele assume o cargo no lugar de Adilsander Sampaio, que deixa a função após ser aprovado em concurso da Secretaria de Educação do Estado e assumir como supervisor educacional no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A administração municipal agradeceu a Adilsander pelo trabalho desenvolvido e pelo comprometimento com a educação do município.
Natural de Imbituba, Josué tem 39 anos, é casado e pai de três filhos. É licenciado em Matemática, com pós-graduação em Didática da Matemática e em Gestão Escolar. Atua na educação desde 2013 e é servidor efetivo da rede estadual desde 2018.
Em 2023, foi eleito diretor da Escola Estadual Básica Professor André A. de Souza, no bairro Roça Grande, com 95% dos votos. Sua gestão foi marcada por uma transformação significativa na unidade, com valorização dos profissionais, melhoria da infraestrutura, foco na qualidade do ensino e construção de um ambiente escolar mais acolhedor, participativo e respeitoso. Em pouco mais de 18 meses, Josué e sua equipe conseguiram colocar em prática cerca de 80% do plano de gestão previsto para quatro anos, além de implementar diversas outras ações para atender à comunidade escolar.
O novo secretário afirma estar motivado com a missão. “Sei que a SEDEJ não trata apenas da educação, mas também do esporte e da juventude — três pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social do nosso município. Quero contribuir com planejamento, escuta ativa e decisões firmes, sempre com foco nas pessoas. Fico muito feliz em fazer parte de um grupo liderado pelo prefeito Michell Nunes, onde é nítido o comprometimento e o engajamento da equipe, que está colocando em prática o choque de gestão com ações concretas”, declarou.
Para o prefeito, a escolha representa um reforço importante na condução da secretaria. “Josué tem demonstrado comprometimento e sensibilidade à frente da gestão escolar. Agora, queremos que ele leve essa mesma dedicação para toda a rede municipal. Nosso objetivo é transformar as escolas e os CMEIs em ambientes dignos e acolhedores para nossas crianças, jovens e profissionais. Acreditamos muito no seu trabalho e ele contará com todo o apoio da nossa gestão”, destacou Michell.
Entre as prioridades da nova gestão da SEDEJ estão a melhoria da infraestrutura das unidades escolares, a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude.











