O prédio do Museu Teatro Usina, localizado no centro de Imbituba, passou por uma nova vistoria técnica na última sexta-feira (18). O engenheiro da prefeitura da cidade, Luiz Luan da Costa e o Diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires participaram da visita. O imóvel, que é tombado como patrimônio histórico municipal e estadual, permanece interditado devido a uma rachadura identificada na chaminé.
A visita teve como objetivo atualizar o diagnóstico técnico do local e avaliar medidas para o isolamento da área comprometida diante do encaminhamento do projeto de restauro, garantindo a segurança de pedestres e da estrutura do prédio.

Na última quinta-feira (17), foi realizada uma reunião com o Prefeito Michell Nunes e representantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Inovação para alinhar as próximas etapas das ações emergenciais. Segundo a Diretoria de Cultura, o processo de contratação do projeto de restauro da chaminé está em andamento.
De acordo com o Diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires, a preservação do espaço é uma prioridade. “O Museu Teatro Usina é um símbolo da identidade cultural de Imbituba. Estamos trabalhando com responsabilidade e urgência para garantir que ele seja preservado com segurança e que, em breve, possa voltar a receber a comunidade”, afirmou.
Com o novo parecer técnico a ser emitido após a vistoria, a expectativa é que o município tenha uma avaliação atualizada da estrutura e orientações mais precisas sobre o isolamento da área afetada. A Prefeitura seguirá acompanhando a situação de perto e adotando todas as medidas necessárias para proteger este importante patrimônio histórico e cultural.











