Previous slide
Next slide

SONUA: Escola de Imbituba realiza simulação de assembleia geral da ONU, com protagonismo estudantil em debates, soluções para temas globais e aprofundamento cultural

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Escola de Ensino Médio Annes Gualberto, localizada no bairro Paes Leme, em Imbituba, promove nos dias 15, 16 e 17 (terça, quarta e quinta-feira) de julho mais uma edição do SONUA — Simulado da Organização das Nações Unidas. O projeto interdisciplinar tem como objetivo proporcionar aos estudantes do segundo ano do ensino médio uma experiência imersiva nas dinâmicas diplomáticas e socioculturais da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de debates, negociações e apresentações culturais, reforçando a formação crítica e cidadã dos jovens.

Crédito de fotos: Julia Felipe Machado

Neste ano, um dos destaques será a participação da estudante do 2º ano do Ensino Médio, Júlia Pires Miguel, de 16 anos. Ela participa da delegação do Chile e atuará como oradora principal em uma das discussões centrais do evento: a caça comercial às baleias, prática ainda defendida por países como o Japão. A temática ambiental e ética será debatida por Júlia e demais colegas como parte da assembleia geral simulada da ONU.

Com representações de 16 países, o SONUA, que em 2024 envolveu mais de 100 alunos e professores, transforma a escola em um verdadeiro ambiente diplomático, envolvendo quase todos os professores, principalmente das áreas de liguagem e ciências humanas e da natureza. Os estudantes assumem os papéis de diplomatas e delegados de diferentes nações, sendo desafiados a debater assuntos relevantes e complexos como os conflitos no Oriente Médio, a guerra entre Rússia e Ucrânia, mudanças climáticas e direitos humanos. Os encontros serão transmitidos ao vivo, das 8h às 10h, no canal do YouTube @sonuaannesgualberto.

Além das discussões políticas, o projeto também valoriza a diversidade cultural. Haverá disputas entre as delegações com apresentações de danças típicas, culinária internacional e postagens informativas no Instagram de cada grupo. Os alunos fazem uma assembleia geral da ONU, apresentação de culturas típicas, desafios gastronômicos e até montagem de um estúdio com entrevistas ao vivo com os ‘chefes de Estado.

Segundo o professor de Geografia, Daniel Assis Freitas, coordenador do projeto, a proposta pedagógica do SONUA é inovadora ao integrar diversas disciplinas escolares — como geografia, história, sociologia, biologia, língua portuguesa e idiomas estrangeiros — em uma experiência única de aprendizagem ativa. Com a colaboração de professores de diferentes áreas, os estudantes têm acesso a uma compreensão ampla e articulada dos temas propostos, promovendo o pensamento crítico e uma visão globalizada do mundo.

O projeto também estimula habilidades fundamentais para a vida pessoal e profissional, como oratória, construção do conhecimento, negociação, empatia cultural, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Mais do que simular a ONU, o SONUA prepara os jovens para atuarem como agentes de transformação social, conscientes de seu papel diante dos desafios do século XXI.

“Debates como forma de trabalho escolar te preparam para a vida adulta, e principalmente sobre assuntos e tópicos políticos, como a guerra da Rússia e Ucrânia. É uma forma bem interessante de aprender e podem despertar grandes interesses em tópicos como diplomacia. Durante esse evento, os grupos aprendem mais a trabalhar em grupo e a cooperar por um bem maior, ignorando quaisquer diferenças entre eles. Além de toda a questão cultural por trás, você explora e descobre culturas que talvez você nunca tivesse um interesse em pesquisar. É um trabalho muito interessante e com muita expectativa de ensino”, afirma Júlia, sem esconder a ansiedade pelo evento.

Saiba mais sobre o SONUA acessando a página do evento, @sonuaannesgualberto no Instagram.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil