Nesta quinta-feira (19), milhares de fiéis em todo o Brasil celebram o feriado de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário católico. A celebração, que em latim significa “Corpo de Cristo”, tem como objetivo relembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
Na igreja matriz Imaculada Conceição, localizada na região central de Imbituba, haverá uma missa em celebração ao corpo de Cristo a partir das 10h, assim como no bairro Mirim, no mesmo horário.
Assim como em Imbituba, em muitas cidades a data é marcada por missas, procissões e tapetes coloridos confeccionados pelas comunidades nas ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. Os tapetes, feitos com serragem, sal, flores e outros materiais, são símbolos de fé e dedicação, e representam um convite à espiritualidade e à união entre os fiéis.
Origens da Celebração
A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no ano de 1264, após relatos de um milagre ocorrido na cidade de Bolsena, na Itália. Desde então, a data passou a ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, sempre 60 dias após a Páscoa.
No Brasil, a tradição foi trazida pelos colonizadores portugueses e é mantida até hoje com forte presença popular, especialmente em cidades históricas como Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO) e em municípios do interior de São Paulo e de Santa Catarina.
Mais do que um feriado
Para além do descanso prolongado e do impacto na rotina, o Corpus Christi segue sendo, principalmente, um momento de reflexão para os católicos, que se reúnem para reafirmar a fé e celebrar a presença de Cristo na Eucaristia.










