O fim de semana prolongado de Carnaval no Estado será de tempo bastante quente e seco por conta da atuação da segunda onda de calor de fevereiro que atinge Santa Catarina. A presença do sol faz com que as temperaturas subam rapidamente.
No sábado (1º), as máximas oscilam entre 34°C e 35°C em Imbituba, Laguna, Jaguaruna e em outras áreas do Litoral Sul, enquanto variam entre 32°C e 35°C nas demais regiões catarinenses. Já no domingo (2), elas ficam na casa dos 35°C em praticamente todo o Estado, e variam entre 35°C e 37°C em áreas do litoral e do Alto Vale do Itajaí.
No sábado, o calor e a umidade favorecem as pancadas de chuva e os temporais típicos de verão entre a tarde e a noite nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Na Grande Florianópolis Litorânea, onde estão Garopaba e Paulo Lopes, as temperaturas terão mínima de 17°C a 32.4°C
No domingo, as temperaturas sobem um pouco mais do que na semana e o calor mais intenso é esperado no interior catarinense, com máximas na casa dos 37°C aos 40°C no Grande Oeste. Desta vez, o risco fica de moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
Ainda no domingo, no Sul do Estado, há condições para temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências como alagamentos, conforme a Defesa Civil.
Onda de calor vai pelo menos até quarta-feira
A onda de calor deve ir pelo menos até quarta-feira (5), segundo a Defesa Civil estadual. As noites continuam abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C na maioria das regiões e, inclusive, se aproximando dos 40°C pontualmente.
De domingo até quarta, o calor persiste e as máximas ficam ainda mais elevadas em áreas do Oeste e do Litoral Sul, onde se aproximam dos 40°C.
Veja dicas da Defesa Civil de como cuidar da saúde nas altas temperaturas
• Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas;
• Use chapéus e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara);
• Use roupa solta, clara e leve, de preferência de algodão;
• Aplique sempre protetor solar;
• Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;
• Aumente a ingestão de água, sucos de frutas naturais, isotônicos ou água de coco, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
• ATENÇÃO! As crianças, os idosos e as pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água!
• Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
• Faça refeições leves, sem gorduras, pouco condimentadas e mais frequentes.
Imagem de Capa: Pixabay










