Previous slide
Next slide
Governador acompanha posse do prefeito Preto Crippa (PL) em Laguna e vê tumulto e uma eleição de Mesa Diretora que deverá ser decidida na Justiça

Governador acompanha posse do prefeito Preto Crippa (PL) em Laguna e vê tumulto em eleição de Mesa Diretora que deverá ser decidida na Justiça

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A solenidade de posse do prefeito Peterson Crippa da Silva, o Preto Crippa (PL), e do vice-prefeito eleito, Leandro Schiefler Bento (PSDB), em Laguna, foi realizada neste dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal. No evento, que também foi marcado pela posse dos 13 vereadores eleitos e por um tumulto na eleição da Mesa Diretora, Crippa contou com a presença ilustre do governador do Estado, Jorginho Mello (PL), o qual fez questão de elogiar o novo mandatário da Cidade Juliana e reafirmar o apoio ao amigo em prol de Laguna.

“Nosso Peterson, o Preto Crippa, meu querido amigo, é um jovem com o grande compromisso de fazer com que essa cidade bonita e maravilhosa, que é Laguna, seja uma cidade encantadora, charmosa, que será referência para o Sul do Brasil. Eu quero reafirmar o meu compromisso de ajudar o Preto como quero ajudar os 295 municípios. É preciso fazer com que essa cidade retome a liderança e a importância dela como uma cidade praiana, uma cidade de belezas naturais, histórica, que tem cultura, e o prefeito sabe que pode contar comigo”, disse o governador Jorginho Mello.

Preto Crippa, como é conhecido, foi eleito prefeito de Laguna em outubro do ano passado, com 12.046 votos, o que representou 46,18% dos votos válidos. Ele assume a prefeitura com planos para a cidade e com a certeza de ter no Governo do Estado um parceiro para encaminhar os principais projetos.

“Pra mim é um privilégio tê-lo aqui e pelo reconhecimento do nosso trabalho. Aqui nós somos passageiros, mas a cidade vai ficar, sou uma ferramenta pública. Então, com transparência e resiliência do povo, a gente tem muita coisa pra realizar. Nós vamos fazer com que a nossa cidade, de fato, volte a prosperar”, projeta Crippa.

E a antecipação da eleição para a mesa diretora do Legislativo se tornou um impasse em Laguna, onde houve debate acalorado, tumulto e a decisão será judicializada.

Um bate-boca tomou conta da sessão preparatória conduzida pelo vereador Cleosmar Fernandes (MDB), presidente em razão da idade. Após o encerramento da reunião, Fernandes não realizou eleição sob o argumento da insegurança jurídica já que há um impasse no STF sobre a antecipação da eleição das câmaras. No entanto, uma nova eleição foi iniciada, mas no plenarinho — espaço onde fica a população e a imprensa quando há sessões da Câmara. Nesse momento, o vereador Luiz Otávio Pereira (PL), segundo mais idoso entre os empossados, iniciou a escolha que elegeu Vítor Elíbio (MDB) como presidente.

A mesa eleita tem, ainda, Tanara Cidade (PT) como vice-presidenta e Gabriel Martins (PL) e Fernando Mendonça (PP) na condição de 1º e 2º secretários. A escolha da formação respeitou a proporcionalidade entre os partidos.

Entretanto, a Câmara de Vereadores atualizou, nesta quinta-feira (2), o seu portal institucional e inseriu a nova Mesa Diretora eleita após tumulto na eleição realizada um dia antes. Contudo, a atualização do site é uma mera formalidade, mas se torna mais um elemento na disputa pela Câmara de Vereadores. Mais cedo, Cleosmar Fernandes afirmou que uma ação judicial está em preparação para reverter qualquer ato feito durante a segunda sessão.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil