O futuro responsável pela Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama) foi anunciado através das redes sociais do prefeito eleito de Laguna, Peterson Crippa, o Preto Crippa (PL), nesta sexta-feira (6), para a futura gestão. Já Abdon de Oliveira Vieira será o secretário de Pesca e Agricultura (Sepagri) do novo governo, com seu anúncio realizado no começo da tarde deste sábado (7).
O professor doutor Celso Albuquerque Júnior possui um extenso currículo acadêmico e profissional, sendo pós-doutor em Sustentabilidade Ambiental pela Universidade de Cambridge, doutor pela UFPR, mestre pela UFSC, e engenheiro agronômo pela Unisul.
Sua experiência inclui também atuar como secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina e secretário Executivo do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, além de diversas funções acadêmicas e conselhos profissionais.
“Acreditamos que o futuro de Laguna está na integração de práticas sustentáveis com o desenvolvimento econômico, sempre vamos buscar parcerias transparentes e inovadoras. Nossa fundação se compromete a trabalhar de forma colaborativa com a comunidade, produtores e instituições, promovendo um ambiente de crescimento e respeito ao meio ambiente”, disse a publicação do futuro prefeito.
Filho do ex-vice-prefeito Zeno Alano Vieira, o escolhido para a Pesca e Agricultura (Sepagri) é lagunense e tem 29 anos de idade. É graduado em Agronomia e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, com ênfase em Aquicultura e Biotecnologia Marinha. Foi um dos nomes escolhidos para integrar a equipe auxiliar de transição do governo.
No ramo empresarial, Abdon é sócio-proprietário da Fazenda Marmironda, primeira fazenda de camarão orgânico do Sul do Brasil e a terceira no país. Também é membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Laguna, entre outras atividades.
Confira os anúncios anteriores à próxima gestão
- Bruno Marçal, como chefe de Gabinete – anunciado no último domingo (1º).
- Jacqueline Policarpo, como secretária de Educação – anunciada na terça-feira (3).
- Fernando Nunes Ilíbio, como presidente da Fundação de Cultura – anunciado na quinta-feira (5).