O diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Cimar Azeredo, anunciou a prorrogação do Censo Demográfico de 2022.
O motivo é a falta de recenseadores em todo o país, que vem atrasando a realização da pesquisa. A previsão agora é encerrar os trabalhos em dezembro.
“A operação está atrasada. Diante do cenário de atraso e da dificuldade de contratar recenseadores, a gente vai prorrogar a coleta de dados para o início de dezembro. Queremos entregar, ainda este ano, os primeiros dados para cumprir a exigência do Tribunal de Contas, por causa do Fundo de Participação dos Municípios”, afirmou Azeredo.
O número de recenseadores, atualmente, está em 95.448, o que corresponde a 52,2% do total de vagas disponíveis e previstas para a operação. Segundo o Agente Censitário Municipal de Imbituba, Guilherme Espezim Leal, a cidade também sofre com o número reduzido de recenseadores.
“Estamos com 19 em campo e mais cinco em contratação; 23,4% da pesquisa estão concluídos e 17,2% estão em andamento”, disse Guilherme Leal.
O Censo em Imbituba começou com 30 recenseadores para atender 145 setores censitários.
Segundo o Censo de 2010, Imbituba possui 40.170 habitantes. A estimativa, de 2021, é que o município tenha uma população estimada de 45.711 habitantes. O Censo Demográfico conta, não só, o número de habitantes, a pesquisa também identifica as características dos moradores e revela como vivem os brasileiros.
Com os dados, é possível produzir informações para a definição de políticas públicas e para a tomada de decisões de investimentos por parte da iniciativa privada ou do governo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-721-8181. O posto de coleta de Imbituba também pode servir para a solução de dúvidas, basta que as pessoas liguem (ou mandem mensagem) para o número (48) 99812-2724 ou, ainda, enviem e-mail para 42073043000@ibge.gov.br.