Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

PM de Imbituba promove a “Caminhada das Catarinas”, celebrando os 7 anos da Rede Catarina de Proteção à Mulher, 5 sem casos de feminicídio

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Na manhã deste sábado, 8, o 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou, através da Rede Catarina de Proteção à Mulher, a Caminhada das Catarinas.

O evento celebrou os 7 anos da implantação da Rede Catarina em Imbituba e 5 anos sem casos de feminicídio no município, o que é considerado um marco significativo na luta contra a violência de gênero.

Segundo os seus organizadores, “o evento não apenas reconhece os esforços bem-sucedidos da comunidade e das autoridades, mas também reafirma o compromisso contínuo com a proteção e o empoderamento das mulheres”.

“Participar desta caminhada é uma forma de demonstrar solidariedade e compromisso com a erradicação da violência contra as mulheres”, complementa o comando do 34º BPM de Imbituba.

A Rede Catarina de Proteção à Mulher é uma iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar de Santa Catarina, que visa prevenir a violência doméstica e oferecer suporte às vítimas. No entanto, esse trabalho não é realizado isoladamente. A Rede Catarina funciona de forma integrada com diversas entidades e setores da sociedade para garantir uma abordagem abrangente e eficaz no combate à violência contra a mulher.

Entre os parceiros da Rede Catarina, destacam-se a Polícia Civil, a Assistência Social, o CRAS, o CREAS, o CAPS, a Educação, a Saúde, o Ministério Público, o Judiciário, além de advogadas e psicólogas que prestam serviço voluntário nos grupos reflexivos para autores de violência doméstica e nos Protetores do Lar para alunos do 3º ano do ensino médio.

O QUE É REDE CATARINA DE PROTEÇÃO À MULHER?

É um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher. O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.

A Rede Catarina de Proteção à Mulher foi idealizada a partir de práticas existentes por todo território nacional e em Santa Catarina, a citar na cidade de Chapecó, porém, a presente Rede transcendeu os programas e projetos experimentados de Patrulha Maria da Penha. A Rede Catarina de Proteção à Mulher é mais que uma patrulha; é mais que uma ronda de fiscalização de medidas protetivas.

É, de fato, a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, dando-lhes voz e dignidade a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma mais simples e efetiva. – É proteção da mulher – É igualdade de gênero – É fortalecimento de vínculos (cidadã – Polícia Militar) – É atendimento qualificado (emergencial e assistencial) mais célere e efetivo – É protagonismo policial militar – É respeito à dignidade da mulher – É a efetividade das medidas protetivas – É controle das informações – É inovação (solução tecnológica).

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil