Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

NOVO OLIVAR FRANCISCO: Ginásio de esportes será demolido e nova arena, moderna, para 2 mil pessoas e com quadras oficiais será construída

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Por Daniel Luiz Miranda

Foto de Capa: Israel Costa

O projeto de construção de um novo Ginásio de Esportes Municipal foi sinalizado pela prefeitura de Imbituba e já está em andamento, com a expectativa para o início da construção logo após a licitação para a obra, o que deve acontecer dentro dos próximos três meses. Segundo informações apuradas pela redação, a obra será realizada onde, hoje, está erguido o ginásio Olivar Francisco. 

Segundo a informações obtidas com o prefeito Rosenvaldo Júnior, o novo ginásio será construído no local do atual por uma questão de viabilidade geográfica e financeira. A reforma do Olivar Francisco, que não comporta mais as necessidades de eventos esportivos da cidade, custaria algo próximo ao valor de uma nova estrutura, moderna, preocupada com a acessibilidade, segurança e o conforto dos atletas e da torcida. Por isso a escolha por um novo edifício, com as medidas oficiais para a quadra de futsal, por exemplo, que variam entre 25 e 42 metros de comprimento e 16 e 22 metros de largura.

Ainda segundo a assessoria, já existe um estudo para viabilizar a edificação, feito pela Amurel, e os responsáveis pela topografia municipal também estão estudando as mudanças necessárias no terreno, como avanço da estrutura física para os lados, além de um possível adiantamento da entrada, que alcançaria a praça Tomé Manoel dos Santos, e a Rua Itacolumi, que liga a Avenida Brasil e a Rua Alcíno da Fonseca, nos fundos do ginásio. Caso se cumpra a previsão de demolição do atual edifício e edificação do novo, as competições esportivas programadas para 2023 teriam de ser disputadas nos outros ginásios da cidade, como na Vila Nova e na Nova Brasília.

Construção do Parque de Eventos, próximo ao novo ginásio

O pontapé inicial para a construção de uma nova estrutura para abrigar as festividades municipais também já foi dado e uma Ordem de Serviço assinada com a empresa Satélite Construções e Engenharia, da Capital do Estado. O grupo será o responsável pelo levantamento do Parque de Eventos Jorge Adelino Zanini, na área central de Imbituba, onde acontecem, anualmente, o Festival Nacional do Camarão. Jorjão, como era conhecido, foi secretário municipal e idealizador da festa.

O terreno com 28.370,54 m² abrigará, além da praça para eventos públicos, uma área para o convívio público, com pista de corrida e caminhada. A obra está orçada em R$ 1.319.440,25.

“Na área onde acontece, tradicionalmente, a Festa do Camarão, temos a ideia de fazer uma praça nos moldes da praça de eventos de Criciúma, o Parque das Nações. Seria um espaço pra convivência, caminhadas, quadras ao livre e também serviria, com a sua infraestrutura, lajotado, com elétrica e hidráulica, em momentos de festa, para eventos da cidade”, detalha o prefeito Rosenvaldo Júnior.

Quando questionado sobre o porquê de duas obras separadas e não um grande Centro de Eventos único, o prefeito aponta diferenças entre os objetivos.

“Nós pensamos em propostas diferentes. Um Centro de Eventos fechado, como vemos em grandes cidades, por vezes, se torna um ‘elefante branco’, com pouco uso e alto custo de manutenção. Hoje, com a modernização das coisas, é possível montar uma cobertura móvel, como temos feito na Festa do Camarão, que não custa R$ 10 mil, muito menos custoso do que manter uma estrutura durante todo o ano. Por isso, o projeto é uma Praça de Eventos aberta naquele local. Se fizéssemos um ginásio ali, ou faríamos esse grande centro, que, como eu disse, é muito caro para o município, ou não poderíamos mais fazer a Festa do Camarão ali, porque ocuparia todo espaço do local”, detalha o Chefe do Executivo.

A atual gestão da Prefeitura Municipal é responsável pela última reforma do atual ginásio, o que melhorou as condições para a prática de esportes no local. Contudo, a edição de 2022 do Campeonato Citadino de Futsal, evento que traz jogadores e arbitragem da Liga Nacional, além de grande movimentação popular, escancarou a urgência de maiores investimentos na ampliação da estrutura esportiva da cidade, o que não passou desapercebido pelos olhos do prefeito.

“Com relação ao Ginásio Olivar Francisco, é notória a necessidade de uma reforma completa da estrutura para que atender a nossa real necessidade municipal. A estrutura é, praticamente, só telhado, em sentido oval. Para trocar aquilo tudo, fiz o orçamento assim que assumi, custaria metade do preço de um ginásio novo e só resolveria um dos problemas. Continuaríamos com dimensões da quadra não oficiais, o que queremos mudar e padronizar, para podermos receber eventos maiores aqui, pequena capacidade de público, sem acessibilidade, o que demandaria um alargamento de corredores e diminuição de espaços de arquibancada, e com as saídas de emergência inadequadas. Ou seja, o investimento de uma grande quantidade de recursos e o ginásio permaneceria inadequado. Por isso, preferimos investir um pouco mais, mas fazer um local com espaço para algo entre 2 mil e 3 mil pessoas, cumprindo todas as normas de segurança do Corpo de Bombeiros, aconchegante, com espaço para outros esportes, como judô e dança”, finaliza o Prefeito. 

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil