Para contribuir com o trabalho feito à mão por moradores da cidade, o Governo de Garopaba realiza três dias de mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão. Trata-se de um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal.
“É um documento gratuito que possui diversas vantagens para o artesão, como por exemplo, acesso a capacitações e cursos, participação em feiras e eventos, tanto no município, como pelo Brasil todo.”, explica a Diretora de Cultura, Camila Rozetti da Rosa.
A ação municipal ocorre entre esta quarta (6) e sexta-feira (8), na Casa de Cultura, das 13h30 até 17 horas. Os interessados devem levar cópia dos documentos pessoais e do comprovante de residência, além de uma foto 3×4. É necessário ainda apresentar peças artesanais prontas e demonstrar o início, o desenvolvimento e a finalização do artesanato. Caso não seja possível produzir no momento, o artesão deve fazer vídeos durante a produção, onde apareça o rosto. Uma ficha de cadastro será preenchida na hora.
Empreendedorismo
De Norte a Sul, em diversos bairros garopabenses, encontram-se as artesãs e os artesãos, que dedicam tempo e usam o talento na criação de negócios sustentáveis. A economia criativa em Garopaba existe, tem incentivo e espaço de distribuição e venda. Embora haja o mercado, é necessário olhar para novas ferramentas que a potencializem.
“É aí que entra a Carteira Nacional do Artesão, como um instrumento moderno, que eleva o nível cultural, profissional, social e econômico desses profissionais. Afinal, artesanato também é empreendedorismo”, finaliza a Diretora de Cultura, Camila.