Criada por um casal de biólogos imbitubenses apaixonados por fermentação natural, Luiz Antonio de Abreu e Audrey Amorim Corrêa, a Pirapuã Fermentados é a primeira fábrica de kombuchas da região. Trabalhando com alimentação, meio ambiente e educação há mais de 20 anos, desde microorganismos até baleias, o casal com raízes em Garopaba sempre esteve em conexão com a terra, o mar e a natureza que os cercava.
O despertar para uma alimentação consciente aconteceu ao longo do caminho.
“Conhecemos a bebida em 2015 e iniciamos uma produção para consumo próprio. No início não tínhamos tão bons resultados no sabor, aroma e gaseificação, e não controlávamos parâmetros físico-químicos, mas nos encantamos com a bebida e sentimos os benefícios do consumo em nossos organismos. Como Luiz já estava mergulhado na produção caseira de outros fermentados, sentimos vontade de compartilhar esta bebida única com outras pessoas e então tivemos a ideia de investir em novos estudos e cursos para aprimorar nossos processos”, explica Audrey.
Alugaram um pequeno local para produção da bebida e saíram da produção caseira. A demanda aumentou e veio a necessidade de se adequar à legislação federal. Foi aí que estruturaram a fábrica e conquistaram neste ano o registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“Somos uma pequena empresa familiar e local que produz kombuchas à base de chá verde orgânico, sempre priorizando ingredientes provenientes da agricultura familiar e agroecológica, processos de produção ecológicos e sustentáveis, atuando também no conceito lixo zero. A kombucharia tem atualmente capacidade para a produção de 2 mil litros/mês, oferecendo 7 sabores da bebida e ainda alguns subprodutos”, afirma Luiz Antonio.
Como o propósito de oferecer produtos verdadeiramente saudáveis, ecológicos e locais, os kombucheiros trabalham com sabores como o butiá, fruto do Butia catarinensis, endêmico da região. Além disso, os rótulos das garrafas são estampados com desenhos dos ecossistemas da região, feitos por um artista imbitubense. Segundo Audrey, o consumo de produtos fermentados, orgânicos e locais, contribui com uma alimentação de qualidade, apoia os pequenos produtores e fortalece a economia local.
Mas, o que é kombucha?
Trata-se de uma bebida à base de chá e açúcar, fermentada por uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras que transformam o chá adoçado em um líquido altamente antioxidante, com diversos ácidos orgânicos como acético, glucônico e glucurônico, vitaminas do complexo B, vitaminas C e K, enzimas digestivas e compostos bioativos. Pode ser considerada uma bebida funcional devido a recentes estudos, contribuindo para a saúde intestinal, o aumento da imunidade e outros diversos benefícios. Mas acima de tudo, é uma bebida saborosa e saudável para ser consumida em diversos momentos do dia. Pode ser no café da manhã, no pós-treino, na substituição de bebidas açucaradas, ou ainda na composição dos já famosos drinks, com gin ou vinho rosé por exemplo.
Você pode encontrar a Pirapuã Kombucha em pontos de venda espalhados desde Torres-RS até Florianópolis-SC, ou também pode optar por combos oferecidos diretamente por eles.
Acesse @pirapuakombucha no Instagram, www.pirapuakombucha.com.br ou converse pelo WhatsApp (48) 99968-4130.