Estudantes de Paulo Lopes e região experimentam na prática os conhecimentos que estão adquirindo por meio do Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses. A iniciativa é da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo).
As aulas começaram há pouco mais de um mês e já apresentam benefícios para a vida cotidiana dos participantes. O curso visa o desenvolvimento integral dos jovens, ensinando habilidades de liderança, inteligência emocional e despertando o interesse pelo cooperativismo.
O estudante Vitor Valmir Caetano, de 17 anos, afirma que o curso oferece “um leque de opções” que pode aplicar tanto no convívio social quanto no trabalho.
“Todos os professores, sem nenhuma exceção, entregam pautas muito interessantes. O que é mais importante, na minha opinião, é que os assuntos são aplicados na vida real. A gente aprende e já coloca em prática”, disse Vitor, que trabalha como auxiliar-administrativo em um escritório de contabilidade de Paulo Lopes.
Outro participante, o estudante Muriel Pierre da Silva, de 17 anos, ressalta a diversidade dos temas abordados.
“O curso tem um tema amplo, não é focado só em um assunto específico. Na escola a gente fica mais voltado para o Enem e não para a vida pessoal, aqui é ao contrário”, disse. “A cada semana a gente aprende algo diferente, muita coisa que a gente vai levar pra vida toda. Espero aprender mais coisas até a formatura”, completou Muriel.
Conforme a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos e Projetos Sociais da Cerpalo, Iliane Pereira Matos Virgílio, entre os assuntos abordados estão educação financeira, robótica educacional, desenvolvimento da comunicação e oratória, combate à ansiedade e à dependência digital, inteligência e equilíbrio emocional, desenvolvimento interpessoal, relacionamento familiar e orientação vocacional.
O professor Edson da Costa Goulart, do terceiro ano do ensino médio, observa os efeitos positivos do programa nos alunos.
“Eles estão trabalhando bem em grupo, explorando essa questão de cooperar mesmo, até durante as aulas na escola eles estão mais sociáveis. Acredito que eles estejam mais conectados”, afirmou Edson.
Para o presidente da Cerpalo, Moacir Nasário Alves, o Moka, o projeto reafirma o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento econômico e social da região.
“Nosso objetivo é proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para se tornarem líderes responsáveis e cidadãos conscientes, atuando de forma ativa na nossa comunidade e no mercado de trabalho”, disse Moka.
O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses é realizado pela Cerpalo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop-SC).