O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, e o vice-prefeito, Clésio do Marcão, receberam, na tarde desta quarta-feira (08), os representantes do consórcio que venceu o processo licitatório (estadual) para a implantação de um condomínio industrial de 59 mil metros quadrados na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), às margens da BR-101.
O grupo, acompanhado do Diretor de Planejamento e Operações da SCPAR Porto de Imbituba, José João Tavares, esteve na prefeitura para se apresentar aos representantes do Poder Executivo Municipal e ratificar o pedido de apoio ao município na implantação do novo projeto da ZPE.
A ideia é abrigar, na área, empresas exportadoras, que terão incentivos para vendas para o exterior. O Governo de Santa Catarina pretende investir R$ 14 milhões no condomínio industrial imbitubense. A previsão é definir o projeto executivo até meados do segundo semestre. A obra, deve ser iniciada em 2023.
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é uma área de livre comércio, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. As empresas instaladas em uma ZPE têm acesso a tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos.
Estiveram presentes na reunião, além dos representantes do consórcio, o presidente da Imbituba Administração de Zona de Processamento de Exportação (IAZPE), Jeferson Machado, e o diretor técnico, Marcos Sabino, bem como, o presidente da câmara de vereadores, Elísio Sgrött, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo, a Secretaria Municipal da Fazenda, Adriane Luiz, o Secretário Municipal de Fiscalização e Mobilidade Urbana, Vitor Cardozo e o Engenheiro Civil do município, Eduardo Nunes.