A II Mostra de Tecido Acrobático: Germinar, ocorrerá dia 12 de novembro no Espaço Dunas, centro cultural e de movimento na praia de Itapirubá. O espetáculo tem entrada franca, acompanhado de uma oficina de tecido acrobático, com inscrições também gratuitas, que iniciam amanhã, quinta-feira (20). Evento inicia às 19h30, na Rua Pedro Custódio Vieira, s/n, bairro Boa Vista.
O evento tem o objetivo de difundir o tecido acrobático como possibilidade de atividade física e cultural, além de valorizar e unir os artistas de aéreos locais, apoiando a arte e a cultura imbitubense.
A mostra contará com as artistas Jus Prado, professora da modalidade de tecido acrobático no Espaço Dunas, e Tina Allemand, criadora e produtora do Espaço Cultural Mandala, na Praia do Rosa, também em Imbituba.
Participarão ainda alunas de aulas regulares de tecido acrobático no município, em um espetáculo com duração estimada de 40 minutos que, além do formato presencial, terá transmissão ao vivo pelo Instagram @dunasitapira.
Antes da II Mostra de Tecido Acrobático: Germinar, haverá uma Oficina de Iniciação no Tecido Acrobático, totalmente gratuita, a partir das 17h30min, para adolescentes e adultos que desejam conhecer a modalidade. Terá duração de uma hora e meia, e são oferecidas 20 vagas. Para participar, é preciso ser maior de 16 anos. Tanto a reserva de ingressos para a mostra quanto as inscrições para a oficina podem ser feitas através do WhatsApp (48) 92000-4308, com a professora Jus Prado.
A mostra e a oficina gratuitas são um projeto realizado com o apoio da Prefeitura de Imbituba, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, via Superintendência de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura PROCULT nº 01/2022, tendo como incentivador Cultural a SCPAR Porto de Imbituba.
Sobre a II Mostra de Tecido Acrobático
Para contribuir com o acesso de moradores da cidade de Imbituba e região à arte circense através do tecido acrobático, um dos aparelhos aéreos que vem se popularizando no circo moderno mundialmente, surgiu a ideia de realizar uma Mostra que envolvesse a interação do público com o equipamento. O tecido acrobático é uma atividade que promove, além de condicionamento físico e consciência corporal, a possibilidade de desenvolver a expressão artística do indivíduo, fortalecendo a memória e autoconfiança, elementos fundamentais para o bem-estar, especialmente pós-pandemia – quando os sentimentos de isolamento, ansiedade e depressão aumentaram entre a população jovem.
O evento será gratuito justamente para fortalecer a democratização de acesso a este tipo de atividade. Com o tema “Germinar”, a mostra promoverá também a reflexão sobre o processo pós-pandemia, com o movimento de saída do isolamento, a volta de interações sociais presenciais e o sentimento de encontrar propósito no que se faz, abrindo possibilidades para aflorar os anseios da alma e desenvolver o verdadeiro potencial criativo de cada um para a melhoria da condição de vida humana. Germinar é um chamado para a autoconsciência, para cuidar de si e do outro, para preservar a natureza de dentro e de fora. É dar condições para que novas sementes criem raízes e se tornem realidade.
Contando com uma playlist 100% brasileira, cada música foi cuidadosamente escolhida, tendo profunda conexão com o tema.
Sobre a professora Jus Prado, artista e criadora do Espaço Dunas
Graduada em Educação Física, Jus Prado é praticante de tecido acrobático desde 2003 e teve algumas atuações em Campinas (SP), sua cidade natal. Entre 2012 e 2015, buscou referências artísticas e de trabalho na Europa, morando em países como Irlanda e França. Estabeleceu-se em Itapirubá em 2016 e, em 2018, começou a dar aulas de tecido acrobático no atualmente chamado Espaço Dunas, local de atividades no bairro Boa Vista que visa fomentar a cultura e arte circense na região sul do município de Imbituba (SC).
Sobre a professora e artista convidada Tina Allemand
Nascida em Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 2011. É artista circense com especialização em acrobacias aéreas e circo, acrobata, dançarina, professora, criadora e produtora. Há 19 anos pesquisa acrobacias aéreas e de solo, e há 13 anos trabalha como professora de acrobacia aérea e de circo. É criadora e produtora do Espaço Cultural Mandala, fundado em 2014 na Praia do Rosa, em Imbituba (SC).