Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

IBGE: recenseadores de Garopaba recebem treinamento para censo em territórios quilombolas Morro do Fortunato e Aldeia

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Pela primeira vez na história, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contar quantos são, onde vivem e como vivem os quilombolas, povos de regiões remanescentes de quilombos, que eram as comunidades formadas por escravos fugitivos na época da escravidão no Brasil. 

Em Garopaba, o Morro do Fortunato e a Aldeia são os dois quilombos reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares, instituição federal brasileira que seria destinada à promoção da afro-brasilidade. Na última quarta-feira,(17), os recenseadores que trabalham na Capital do Surf receberam um treinamento especialmente desenvolvido para a coleta do censo dessas comunidades. 

A intenção é a de que a população quilombola se sinta confortável em compartilhar às informações, e tenham clareza de que a identidade e a forma de organização social serão respeitadas. Durante o treinamento, os agentes e recenseadores tiveram contato com informações essenciais, que servem como preparação para a diversidade que poderão encontrar durante a abordagem. “Vamos ter uma postura ainda mais sensível diante desses povos”, pontua o Agente Municipal Censitário, Thiago Neubauer.

Outro cuidado que o IBGE terá diz respeito à linguagem utilizada no questionário. Antes da visita a cada domicílio ocupado, acontecerá uma reunião com o líder da comunidade, para ter uma prévia compreensão da organização da população. Também será perguntado o melhor horário para encontrar as pessoas em casa. Foi exposto ainda a importância de cumprir todos procedimentos apresentados, para preservar a tradição e a integridade física dos moradores do quilombo. 

Assim, o Governo de Garopaba convidou as lideranças quilombolas do município para conversar com a comunidade, para receber os entrevistadores e entender o que é a importância do levantamento de dados. “Trata-se da possibilidade de conhecer a verdadeira realidade econômica, social, educacional e populacional dos nossos quilombos. Essa mobilização é fundamental, visto que o censo é a base de dados para as políticas públicas”, finaliza o prefeito interino, Guto Chaves. 

O Censo 2022 em Garopaba 

A coleta do Censo Demográfico 2022 iniciou no dia 1º deste mês. Em Garopaba, trabalham 22 recenseadores e 3 agentes censitários durante o dia até às 21h, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Destaca-se que os agentes estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Em caso de dúvidas, ligue no telefone  0800-721-8181. 

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil