O universo da contação de histórias é vasto e repleto de possibilidades. É através dele que diferentes mundos se abrem e novas emoções são experimentadas. A narrativa é vista como ferramenta na educação garopabense, principalmente, para os pequenos.
“É uma forma lúdica e com intencionalidade pedagógica, focada no protagonismo infantil, para tornar nossas crianças adultos conscientes do seu lugar no tempo, no espaço e na sociedade em que vivem”, descreve a secretária de Educação e Cultura, Fernanda Cândido.
Para enriquecer o ensino público da cidade, todas as 19 escolas municipais de Garopaba contam com o projeto “Contação de Histórias e Musicalização”. São atividades que valorizam a aprendizagem, a partir da construção coletiva e narrativa do conhecimento.
“Nossos professores trabalham com liberdade e levam para os alunos a sabedoria, por meio do universo da fantasia. São estímulos criativos, que diversificam a neuroeducação “, pontua a coordenadora Cláudia Pires Bento Lobo.
Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Educação e Cultura promove a capacitação “O jogo da oralidade na prática do professor contador de histórias”, com a terapeuta e mentora Dani Pamplona. Trata-se de uma formação alinhada com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A ideia é proporcionar estímulos criativos no professor, que poderá usufruir de um tempo para aperfeiçoamento”, completa a secretária Fernanda
O evento ocorre no auditório da Igreja Batista, na Rua São Miguel, nº 598, localizada na região central da cidade. São dois turnos: pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 13 às 17 horas. Para mais informações, entre em contato no telefone (48) 3254-8188 ou no e-mail educacao@garopaba.sc.gov.br.