A previsão do tempo para o final desta semana, entre sábado (09) e domingo (10), é de mudanças nas temperaturas. Devido o afastamento do Ciclone Extratropical, uma massa de ar seco garante o retorno do tempo firme na maioria das regiões.
No sábado, o dia começa com poucas nuvens na maioria das regiões e com o predomínio de sol. Ao longo da manhã e principalmente a partir da tarde, os ventos do quadrante sudeste passam a transportar mais umidade do oceano em direção a faixa litorânea, voltando a aumentar a nebulosidade.
Nas áreas serranas do Planalto Sul e Norte e regiões de encosta, ainda não descarta-se a ocorrência de chuva fraca. Os ventos estarão predominantes de sul na costa e sudeste nas demais regiões com rajadas entre 40 e 55 km/h. A agitação marítima diminui gradativamente mas segue com ondas de direção sudeste próximas dos 2,5m com risco moderado para ocorrências à atividades de pesca e navegação. No amanhecer, as temperaturas variam entre 5°C e 12°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, marcas entre 23°C a 27°C na maioria das regiões.
Já no domingo (10), o sistema de alta pressão atmosférica garante o predomínio de tempo firme, com sol em todas as regiões. Apesar disso, ainda espera-se maior nebulosidade entre o Vale do Itajaí e norte do estado e não descarta-se a ocorrência de neblinas/nevoeiros durante a madrugada em pontos da Serra e do Meio-Oeste. Os ventos estarão predominantes de sudeste/nordeste, apresentando fraca intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 6°C e 12°C no Planalto Sul e de 10°C a 16°C nas demais regiões. Durante à tarde, faz calor no Oeste, onde elas se aproximam dos 29/31°C. Nas demais regiões, variam entre 22°C e 27°C com valores menores nas áreas serranas.
O tempo poderá mudar entre segunda (11) e terça-feira (12), com a passagem de uma frente fria, que volta a desestabilizar a atmosfera no estado. Haverá possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados com risco baixo a moderado em algumas regiões.
FONTE: DEFESA CIVIL