Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Em Imbituba, agentes da Prefeitura inspecionam locais frequentados por pessoas em situação de rua

Holmes Brasil Júnior

Em Imbituba, agentes da Prefeitura inspecionam locais frequentados por pessoas em situação de rua

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Nesta quinta-feira (6), a Equipe “CONVIVER” da Câmara Técnica de Pessoas em Situação de Rua, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, realizou mais uma inspeção nos locais frequentados por Pessoas em Situação de Rua. Foram visitados o Ginásio de Esportes Olivar Francisco e sob os viadutos da BR-101 de Nova Brasília, Vila Nova, Boa Vista, Roça Grande e Arroio.

A ação foi movida por membros da Vigilância Sanitária Municipal, Superintendência de Direitos Humanos da SEASH, além da Polícia Militar. A equipe conduziu uma avaliação abrangente da condição das pessoas e dos locais. Os agentes da Vigilância Sanitária identificaram riscos à saúde, resultando na emissão de um laudo solicitando a limpeza imediata, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA.

A Assistência Social avaliou as necessidades de atendimento, proporcionando os encaminhamentos necessários, enquanto a Polícia Militar garantiu a segurança da equipe. Em todos os locais, o cenário foi marcado pelo acúmulo de lixo, restos de comida e um forte odor. Somente em um local foi encontrado um morador de rua que será encaminhado ao CREAS – Centro de Referência de Assistência Social para que depois seja encaminhado ao CAPS para tratamento psíquico.

“O CREAS desenvolve periodicamente o Serviço Especializado em Abordagem Social junto à população que ocupa os espaços da rua como local de moradia. As intervenções são realizadas com cadastramento de todos os moradores de rua por meio de busca ativa, e/ou por demanda espontânea, onde os mesmos procuram o CREAS para solicitar informações, orientações e/ou outras questões de seu interesse”, destacou a Superintendente Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Social, Arilza dos Passos.

“Ela tem como objetivo identificar os indivíduos ou famílias em situação de risco pessoal e social, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedência, projetos de vida e relações estabelecidas com as instituições, buscando sensibilizar o indivíduo no processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais e, ainda promover ações para a reinserção familiar e comunitária”, destacou a Secretária de Assistência Social Rosinete Delfino Laurindo.

O perfil das pessoas em situação de rua no município de Imbituba é de “trajetória”, eles ficam alguns dias na cidade e se deslocam para outros municípios.

“Fixos na cidade temos no máximo cinco pessoas. Este ano já realizamos 300 atendimentos, dos quais concedemos 115 passagens para que eles fossem para o destino desejado. Nas baixas temperaturas efetuamos o “acolhimento de inverno”, com pernoite, alimentação e banho”, destaca Rosinete.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil