O Corpo de Bombeiros de Imbituba procedeu um resgate a bordo de um navio de bandeira liberiana que estava em alto-mar, a cerca de 2,5 milhas náuticas do Porto de Imbituba (aproximadamente 5 km da costa), aguardando atracação. Durante a operação, os socorristas constataram que o tripulante já estava morto. A suspeita é que marinheiro filipino tenha sido vítima de um infarto do miocárdio.
Segundo informações da SCPar, administradora do Porto de Imbituba, o navio deve atracar nesta quinta-feira e ser carregado com coque de petróleo. A ocorrência de resgate aconteceu por volta das 22h desta terça-feira (27).
Ao chegar no local, na área portuária, as guarnições do CBMSC foram conduzidas pela lancha do prático ao navio ILENAO. Já a bordo do navio, os socorristas foram informados pelo capitão do que o marinheiro, de 48 anos, já se encontrava com ausência total dos sinais vitais.
Feito o resgate, o corpo da vítima ficou na área portuária aos cuidados da Marinha aguardando o Instituto Geral de Perícias. Um funcionário da agência marítima Friendship, responsável pelo navio, auxiliou a guarnição do CBMSC.
O translado do corpo do navio ao cais já havia sido autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realiza fiscalização em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários, e pela Polícia Federal. Ao que parece, o marinheiro filipino foi vítima de um infarto.