Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

Condições de chuva persistem nesta terça-feira em SC; Defesa Civil alerta para temporais com chuva pontualmente intensa

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A segunda-feira, 24, começou sob influência de uma frente fria que provocou chuvas intensas, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em diversas regiões de Santa Catarina. A combinação de fluxo de ar quente e úmido acentuou esses fenômenos, especialmente entre o Extremo Oeste e a Grande Florianópolis, onde os volumes de chuva podem atingir de 50 a 80 mm, com picos superiores a 100 mm em áreas destacadas no mapa meteorológico da Defesa Civil.

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira, 25, com a frente fria se estabilizando sobre o estado. Embora o risco para ocorrências meteorológicas graves seja baixo, a Defesa Civil permanece vigilante.

Figura 1: mapa meteorológico Defesa Civil

Desde a noite de domingo, 23, até a manhã desta segunda-feira, 24, o município de Abelardo Luz chegou a 70 mm , Bom Retiro 68.4mm  e Vidal Ramos 59.9, na últimas 6 horas conforme dados da tabela de monitoramento.

Condição hidrológica

Preocupada com os volumes de chuva previstos, a Defesa Civil adotou medidas preventivas na Barragem Oeste, em Taió. Seis comportas foram fechadas antecipadamente entre domingo, 23, à noite e segunda-feira de manhã, com o objetivo de evitar elevações repentinas nos níveis dos rios do Alto e Médio Vale da região. Embora não haja previsão imediata de inundação gradual, existe o alerta para possíveis enxurradas em rios menores, córregos e ribeirões.

A decisão de fechar as comportas foi embasada em modelos hidrológicos que monitoram os níveis dos cursos d’água. A medida visa assegurar a segurança da população diante das adversidades climáticas previstas para os próximos dias. As equipes de monitoramento da Defesa Civil continuam atentas para avaliar qualquer mudança na situação e tomar novas providências, se necessário.

Os catarinenses são aconselhados a acompanhar as atualizações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br.

PREVISÃO DO TEMPO

A terça-feira (25) será mais um dia encoberto e com temperaturas baixas em SC. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades em todas as regiões, podendo vir em forma de temporais com chuva pontualmente intensa e rajadas de vento, sobretudo no Litoral Sul. 

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos. Os ventos seguem soprando de sul nas áreas costeiras entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com rajadas entre 40 e 65 km/h, trazendo risco baixo para ocorrências relacionadas. 

A agitação marítima também aumenta, com ondas de sul/sudeste entre 2,0m e 2,5m. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições marítimas.

QUARTA-FEIRA (26)

Na quarta-feira (26) o processo de formação de um ciclone entre SC e o RS continua mantendo o tempo instável no estado catarinense, sobretudo na metade sul. Entre a madrugada e a manhã de quarta há condições para temporais com chuvas pontualmente intensas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul.

No decorrer do dia, as chuvas avançam para as demais regiões, porém com menor intensidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais. Ainda devido à formação do ciclone, os ventos intensificam entre os planaltos e o litoral, com rajadas de 50 a 70 km/h, mantendo risco baixo para ocorrências relacionadas. 

O mar continua agitado, com ondas de sul entre 2,0m e 2,5m e picos de até 3,0m em todo o litoral. O risco é moderado para agitação marítima. As temperaturas seguem variando pouco durante o dia por conta da nebulosidade.

QUINTA-FEIRA (27)

Na quinta-feira (27), o ciclone se afasta de SC e o avanço de uma massa de ar seco e frio volta a deixar o tempo firme e as temperaturas ainda mais baixas em todo o estado.

No amanhecer há condições para formação de geadas nas áreas serranas, onde as mínimas variam entre 0 e 5°C. No restante do estado mínimas entre 6 e 12°C. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas nos amanhecer. 

Ao longo do dia, o sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas sobem um pouco mais em comparação aos dias anteriores, amenizando a sensação de frio. Máximas entre 17 e 20°C no Grande Oeste, norte catarinense, Vale do Itajaí e litoral. No Planalto Sul as máximas não passam dos 15°C. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), o processo de formação e avanço de uma frente fria voltam a deixar o tempo chuvoso em SC. Novamente há condições para temporais com chuva pontualmente intensa no estado, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o RS. 

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil