Dezoito anos depois e com novidades, o espetáculo Tomada de Laguna está de volta. A apresentação dos feitos épicos de 1839, quando Laguna foi transformada na Cidade Juliana, sede de um Estado Catarinense livre e independente, será remontada no Centro Histórico, a partir desta quarta-feira (21). As encenações ocorrem até sábado, 24, sempre com início às 20h – os portões, na estreia, vão abrir às 17h30.
Nos papéis principais, Lize Souza e Werner Schünemann encenam Anita e Giuseppe Garibaldi, o casal revoluncionário que lutou pelos ideais republicanos no Brasil, na Itália, Uruguai e em San Marino. A última montagem havia ocorrido em 2004 e o retorno ocorreu após o Instituto CulturAnita firmar fomento financeiro com prefeitura e do governo estadual, no valor de pouco mais de R$ 660 mil. Em torno de 300 atores e figurantes estarão envolvidos com mais 200 pessoas envolvidas na montagem.
Os ensaios gerais ocorreram no domingo, 18, e na terça-feira, 20. “Finalizamos os detalhes ontem em um ensaio geral e agora é esperar a hora para darmos início à encenação desse grande espetáculo”, pontua o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. Batalha naval, cavalaria e infantaria são algumas das encenações, que contam esse ano com a réplica do barco Seival e novidades como participações das Guardiãs de Anita e da cantora gaúcha Marlene Pastro, que se junta a João Rodrigues Junior, Neusa Preuss, Terezinha Flor e Gero Perito, talentos locais. Os ingressos para o espetáculo estão esgotados.
Fonte: Agora Laguna