Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

Chuva persistente e volumosa segue no litoral catarinense; confira a previsão do tempo para o domingo e o início da semana

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Desde a madrugada desta sexta-feira,12, a chuva ganhou força no Litoral de SC, sobretudo no Litoral Sul onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100mm.

Esta condição de chuva persistente, volumosa e intensa por alguns momentos, se mantém ao longo do final de semana, atingindo todo Litoral catarinense e áreas próximas, como o Médio e Baixo Vale do Itajaí. 

A circulação marítima e instabilidades na atmosfera são as responsáveis pela manutenção da chuva. Os períodos mais intensos devem ocorrer entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de sábado, 13, e entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, 14.

No Litoral e áreas próximas são esperados volumes acumulados de 150 a 200mm até o domingo,14, com pontuais em torno dos 250mm. Em parte dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 50 e 75mm até o domingo,14, pontualmente podendo superar esses valores.

Esses volumes de chuva trazem risco alto para ocorrência de alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Nestas áreas o risco também é alto para enxurradas, ao longo do próximo final de semana, principalmente em áreas de cabeceira, onde o relevo favorece esse tipo de ocorrência. Cabe destacar ainda, o risco moderado para elevações pontuais em rios menores, como córregos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamento, principalmente em áreas mais planas.

Considerando o acúmulo de precipitação previsto entre a quinta-feira e o domingo, às condições geológicas de saturação do solo aumentam o risco de deslizamentos para muito alto na tarde de sábado e o domingo, principalmente na região serrana do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Contudo, ao longo do final de semana as condições meteorológicas auxiliam na fragilização do solo e trazem risco alto para deslizamentos nas demais porções de todo o litoral. Cabe destacar ainda, que o risco a movimentações de terra é moderado nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, 16. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) reitera a necessidade de acompanhar diariamente as atualizações das notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e Epagri/Ciram.

Recomendações para a população:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos; 
  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
  • Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro;
  • Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.

Previsão do tempo da Defesa Civil

Neste sábado (13), a circulação marítima segue mantendo o tempo instável em toda faixa leste do estado com céu nublado e chuva persistente, por vezes com moderada a forte intensidade, o que proporciona elevados acumulados nas áreas litorâneas, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí e regiões serranas próximas com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. 

No restante das áreas, incluindo o Grande Oeste e os planaltos, instabilidades atmosféricas também favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados durante o dia (especialmente da tarde para noite) com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Os ventos apresentam fraca a moderada intensidade com rajadas entre 40 e 60 km/h de norte/nordeste. O mar permanece agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de leste entre 2,0 m e 2,5 m com picos de até 3 m em alto mar.  

DOMINGO (14)

No domingo (14), as condições serão muito semelhantes ao dia anterior. No setor leste do estado, incluindo todo litoral (principalmente entre Florianópolis e o Litoral Norte, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí) permanecem as condições para chuva persistente e volumosa, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. 

Além disso, a presença de instabilidades atmosféricas também favorece o desenvolvimento de temporais isolados pelo restante do estado ao longo do dia, trazendo risco moderado para danos associados a fortes rajadas de vento, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. 

As temperaturas seguem alcançando valores próximos dos 28/30°C no Grande Oeste, enquanto a nebulosidade mantém as temperaturas mais amenas nas áreas litorâneas. O mar segue agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul com ondas de leste entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m em alto mar.

SEGUNDA-FEIRA (15)

Na segunda-feira (15), a circulação marítima segue mantendo o tempo instável em todo leste do estado com céu nublado e breves períodos de melhoria intercalados com chuva que ocorre de forma persistente em alguns momentos e com maior intensidade nas áreas litorâneas, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí e regiões serranas próximas, o que mantém o risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. 

No restante das áreas, incluindo o Grande Oeste, os planaltos e o Alto Vale, uma área de baixa pressão segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados durante o dia (especialmente da tarde para noite) com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Os ventos seguem apresentando fraca a moderada intensidade com rajadas entre 40 e 60 km/h de norte/nordeste pelo estado. O mar permanece agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de leste/nordeste entre 2,0 m e 2,5 m com picos de até 3 m em alto mar.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (16), o avanço de uma nova frente fria pelo estado desde a madrugada e manhã a partir das áreas de divisa com o RS, favorece a ocorrência de chuva e temporais em todas as regiões ao  longo do dia.

De forma geral, os maiores volumes de chuva são esperados no Grande Oeste, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, além de deslizamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. 

Na quarta-feira (17) o sistema se afasta do estado e o tempo melhora em todas as regiões, ainda com condição para chuva nas áreas do litoral entre a madrugada e a manhã. Após esse período de chuvas, espera-se o declínio das temperaturas no estado, associado ao ingresso de uma massa de ar seco e frio.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil