Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

Chuva de meteoros visível a olho nu encantará catarinenses entre domingo e terça-feira

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A partir deste fim de semana, o céu de Santa Catarina será palco da chuva de meteoros Líridas, visível a olho nu. Este espetáculo astronômico ocorre devido ao rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher e alcançará seu ápice na próxima segunda-feira, conforme anunciado por Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

As Líridas, que estão ativas desde o dia 14 de abril, poderão ser melhor observadas entre o domingo (21) e a terça-feira (23), com o momento mais intenso previsto para segunda-feira (22) ao redor das 4h da manhã.

“Aqui no sul são estimados entre 10 a 20 meteoros por hora no dia 22”, afirma Justino.

O melhor período para observação é entre a meia-noite e o amanhecer, com condições favoráveis de visibilidade em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

Meteoros são objetos sólidos que entram na atmosfera terrestre, geralmente originados de meteoroides, que são rochas de até um metro. Quando maiores, são chamados de asteroides, enquanto os meteoritos são aqueles que conseguem atravessar a atmosfera e chegar ao solo. A chuva de meteoros ocorre quando estes meteoros aparecem simultaneamente no céu, emergindo de um ponto conhecido como radiante; para as Líridas, esse ponto é na constelação de Lira.

Para uma experiência otimizada, recomenda-se buscar locais com pouca iluminação, preferencialmente fora das cidades, e voltar a atenção para o norte. O Observatório Nacional sugere que os observadores posicionem o braço direito em direção ao leste e o esquerdo ao oeste para facilitar a orientação ao norte.

FONTE: SCTODODIA

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil