Previous slide
Next slide

Carnaval de Laguna começa com eleição da corte e retomada dos desfiles

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Carnaval de Laguna 2026 começou oficialmente no último sábado (10) com a escolha da corte e a apresentação dos sambas-enredo das escolas da cidade. A abertura ocorreu no Mercado Público Municipal e reuniu público, sambistas e representantes das agremiações, dando o tom da festa que movimenta o município nas próximas semanas.

Sete candidatas disputaram o título de Rainha do Carnaval em uma noite marcada por samba no pé, carisma e desenvoltura. Após a soma das notas atribuídas pelos jurados, Gabriela dos Passos Conceição, de 26 anos, professora, foi eleita Rainha do Carnaval 2026. Hariane Fabiana dos Passos, de 30 anos, microempreendedora, ficou com o título de Primeira Princesa, enquanto Tais dos Santos Silva, de 33 anos, cabeleireira, foi escolhida como Segunda Princesa. O posto de Rei Momo ficou com Ronildo da Silva Guedes Jr., de 29 anos, promotor de eventos.

A classificação geral do concurso colocou Gabriela Passos Conceição na primeira posição, com 272 pontos. Em seguida, Hariane Fabiana dos Passos somou 264,5 pontos e Tais Santos da Silva alcançou 258 pontos. Patrícia Borges ficou em quarto lugar, com 253,5 pontos. Na sequência apareceram Ana Tainá Santos Estrázulas, com 242,5 pontos; Yasmin Antonio Dionísia, com 233 pontos; e Caroline Madalena da Silva, que fechou a lista com 217 pontos.

Foto: Carnaval Laguna

Sambas-enredo e clima de festa

Além da escolha da corte, a noite contou com apresentação musical do grupo Samba Grow, que animou o público e reforçou o clima carnavalesco. Durante o evento, as cinco escolas de samba de Laguna apresentaram seus sambas-enredo para o Carnaval 2026, antecipando o que será levado à avenida no retorno dos desfiles oficiais.

Desfile oficial volta após 13 anos

Um dos momentos mais aguardados da abertura foi o sorteio da ordem dos desfiles, que definiu a sequência das escolas para o Carnaval competitivo: Democratas, Xavante, Brinca Quem Pode, Vila Isabel e Mocidade.

Após 13 anos sem desfiles oficiais, as escolas de samba voltam à Passarela do Samba no dia 7 de fevereiro, em frente ao Porto de Laguna. Já o ensaio geral está marcado para o dia 6 de fevereiro, no mesmo local.

Foto: Carnaval Laguna

Pré-carnaval movimenta a cidade

Antes disso, a programação inclui o pré-carnaval, confirmado para os dias 23 e 24 de janeiro e 30 e 31 de janeiro, com atrações que antecedem os dias principais da folia.

Segundo a Fundação Lagunense de Cultura, a programação reforça o compromisso do município com a valorização do samba, da cultura popular e das tradições locais. A expectativa é de que o Carnaval 2026 fortaleça o turismo, aqueça a economia e resgate o orgulho do carnaval lagunense.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil