A passagem de uma frente fria aliada à entrada de uma massa de ar frio no Estado provoca, nesta terça-feira, mudanças nas direções dos ventos. Agora, eles passam para o quadrante sudoeste/sul, provocando rajadas com intensidade entre 50 km/h e 70 km/h no Litoral e áreas próximas.
Entre a manhã desta terça-feira (12) e o amanhecer de quarta-feira (13), um sistema de alta pressão se estabelece sobre Santa Catarina e junto a uma massa de ar frio, provoca o declínio acentuado das temperaturas do Extremo-Oeste aos Planaltos e também ao Vale do Itajaí. Nas localidades, a Defesa Civil indica que as temperaturas podem cair cerca de 8°C a 10°C no período.
Avisos foram emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina na manhã desta terça-feira (12), dias após o período de “veranico” sentido por toda a população do Estado.
De acordo com o órgão, as temperaturas mais baixas serão registradas no início da próxima manhã, com chances de geada nas áreas mais elevadas do Estado. O sistema favorece também grande amplitude térmica ao longo da quarta-feira com as máximas subindo gradualmente pela tarde.
Em casos de frio intenso:
Tenha atenção com a população mais vulnerável;
Abrigue os animais domésticos;
Procure agasalhar-se bem e beber bastante água;
Evite locais fechados ou com aglomerações de pessoas;
Lave bens as mãos.