Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

AGOSTO LILÁS: Cartilha em parceria com a Polícia Militar oferece orientação e apoio a mulheres vítimas de violência

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

No mês de agosto, o Brasil se une em torno de uma causa vital: o enfrentamento à violência contra a mulher. Em Santa Catarina, não é diferente. Uma nova força se une contra a violência doméstica e de gênero. A campanha Agosto Lilás desenvolveu uma cartilha, em parceria com os conselhos, comitês, câmaras técnicas do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 e com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A cartilha não é apenas um documento, mas uma chamada para a ação.

Essa cartilha informativa é um guia destacando os principais locais de atendimento nos cinco municípios participantes do projeto – Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici. Ela foi cuidadosamente elaborada para ser uma aliada na proteção dos direitos das mulheres, oferecendo o apoio necessário para quem enfrenta a violência e, muitas vezes, o medo e o silêncio.

:: Acesse o material aqui

A cartilha é uma ferramenta prática e acessível para todas as mulheres que, muitas vezes, sentem-se perdidas ou desamparadas diante da violência e não sabem onde buscar ajuda.

Com informações claras sobre os locais de atendimento nos cinco municípios do projeto, ela oferece um caminho seguro para quem precisa de ajuda.

AGOSTO LILÁS: Cartilha em parceria com a Polícia Militar oferece orientação e apoio a mulheres vítimas de violência

“Essa cartilha que lançamos é muito mais do que uma simples publicação. É uma ferramenta vital para o empoderamento das mulheres e de toda a comunidade. Ela esclarece, conscientiza e guia, mostrando os caminhos para a proteção e os direitos que todas as mulheres merecem. E este é o propósito enquanto o Protótipo Alpha, uma iniciativa integrada com outros setores da sociedade que visa aprimorar os modelos de gestão e políticas públicas para reduzir os índices de violência, identificar suas origens e promover uma melhoria sustentável e segura para mais qualidade de vida”, destaca Carol Cruz, supervisora de campo da Facisc no Protótipo Alpha. 

VEJA TAMBÉM:

IMBITUBA: Após apelo da comunidade, obras que iriam interromper o acesso Sul ao bairro Alto Arroio, pela 101, foi paralisada


Lei que implementa o “Dia Municipal dos Cultos aos Orixás” será votada pela Câmara de Imbituba nesta segunda-feira (19)

Traficante com diversas passagens pela polícia é preso com 10 kg de maconha na BR-101; droga tinha como destino o RS

Sobre a cartilha

Com uma linguagem clara e acessível, a cartilha aborda os diferentes tipos de violência, desde a física até a psicológica, e orienta sobre como identificar sinais de abuso. Ela também oferece passos concretos sobre como buscar ajuda e encontrar redes de apoio, encorajando as vítimas a romperem o silêncio e tomarem as rédeas de suas vidas novamente.

A expectativa é que este material alcance milhares de pessoas, inspirando uma mudança real e significativa na sociedade. Mais do que reduzir os índices de violência, a cartilha visa promover uma cultura de paz, respeito e solidariedade.

Além de ser disseminado nos municípios por meio das Câmaras Técnicas,  garantindo que chegue às mãos de quem mais precisa, o material será disponibilizado de forma on-line a todos os interessados e pode ser acessado aqui. E não para por aí: as redes sociais e os meios digitais também serão usados para espalhar essa mensagem de coragem e força.

Denunciar a violência contra a mulher é um ato de coragem, e essa cartilha reforça a importância de não se calar. As denúncias podem ser feitas ligando para o 190 da Polícia Militar, disponível 24 horas por dia. Além disso, o aplicativo PMSC Cidadão oferece uma maneira rápida e prática de reportar casos de violência. 

“A violência contra a mulher é um crime que fere a todos nós. E, com coragem e união, podemos mudar essa história. Vamos fazer com que essa cartilha seja o primeiro passo para um futuro sem violência”, finaliza Carol. 

Siga o Portal AHora nas nossas redes sociais:

FACEBOOK: portalahora
INSTAGRAM: @portalahora
YOUTUBE: /@portalahora1858

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil