Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Ações alusivas ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúnem voluntários no fim de semana em balneários de Imbituba e Garopaba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Grupos, associações locais e voluntários irão realizar, neste fim de semana, o 9° Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Imbituba. O evento, que preza pela conscientização e conservação das águas, ocorre de forma simultânea em 13 balneários do Capital Nacional da Baleia Franca.

Coordenada pelo Instituto Ecosurf Santa Catarina desde 2014 no município, a ação voluntária global, ocorrerá no sábado e domingo e visa a despoluição e pesquisa de monitoramento de resíduos sólidos. Já em todo o planeta, o evento é realizado desde 1986, iniciada pela Ocean Conservancy.

Através de uma parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Imbituba (Cooperzimba), será analisada, pelo segundo ano consecutivo, a porcentagem de resíduos sólidos que realmente é reciclada e a que vai para o aterro sanitário. No ano passado, de uma tonelada e meia do que foi retirado das praias, somente 18% estava apto para ser destinado para a reciclagem. O restante foi encaminhado para aterro sanitário.

 “Esse ano também vamos destinar alguns resíduos para algumas entidades, como as tampinhas de plástico para a causa de Proteção Animal, os lacres de metal para ajudar a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) de Tubarão conseguir comprar uma cadeira anfíbia (cadeira para banhistas com deficiência) para Imbituba, e as bitucas de cigarro para um projeto de arte-educação que está sendo desenvolvido com a empresa Trenchtown Surfboards” afirma Amanda Suita, coordenadora do Instituto Ecosurf Imbituba.

Em Garopaba, a ação é realizada pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro desde 2012 junto com parceiros de 10 praias. Por Imbituba e Garopaba serem vizinhas e inseridas no berçário da Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca, as campanhas são interligadas, e todo ano escolhem um tema para ser abordado para conscientização.

 Esse ano, o tema é o uso e conservação da água potável e saúde do oceano, indo ao encontro das metas da década do oceano e de dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o ODS6 (água potável e saneamento), e o ODS14 (vida abaixo de água).

“Buscamos gerar conhecimento sobre a atual situação da poluição por plástico e propor ações socioambientais e políticas públicas para podermos, ao menos, minimizar os efeitos desse tipo de poluição. É fundamental promover o entendimento científico através da ‘Ciência cidadã’, podendo registrar a realidade do litoral brasileiro em consonância com uma metodologia de ação coletiva e participativa junto às comunidades locais”, explica Amanda.

Para participar como voluntário em Imbituba, faça o cadastro pelo link: bit.ly/SouVoluntarioEcosurf

Como é realizada a ação em Imbituba

O evento começou com monitoramento de quatro pontos em praias de Imbituba, e hoje já conta com registros de dados de 14 pontos que abrangem todas as praias, entorno de lagoas e algumas trilhas do município. Cada ponto é coordenado por grupos e associações locais que ajudam a mobilizar voluntários da comunidade para participar dessa ação coletiva. 

Hoje, a realidade global dos cursos d’água, como os rios, lagos, lagoas e do ambiente marinho costeiro é evidenciada pelo acúmulo de resíduos sólidos, principalmente os de materiais de plástico. Os cientistas estimam que já existam trilhões de partículas de plástico flutuando na superfície do oceano.

Segundo dados do grupo de pesquisa, cerca de 80% dos resíduos que entram nos oceanos têm origem em atividades terrestres, podendo tanto terem sido descartados diretamente nos rios como também passado pelos sistemas de filtros dos esgotos (no caso das micropartículas) até se depositarem nos oceanos (o ralo da terra). Estima-se que a maior parte do lixo marinho seja constituída de microplásticos.

“Além do plástico, a água tem um outro vilão proveniente do comportamento humano, que são as bitucas de cigarro. Cada bituca é uma bomba de toxina com mais de 5 mil substâncias tóxicas, duas bitucas geram um nível de poluição equivalente a um litro de esgoto. Quando encaminhamos os resíduos para a destinação correta e temos o saneamento básico garantido a qualidade de vida local melhora e contribui para saúde no planeta”, ensina Amanda.

Ação é uma das preocupações da ONU

O combate ao lixo marinho é uma das preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU) na Década dos Oceanos, que teve início em 2021 e vai até 2030. As partículas de plástico se quebram em tamanhos cada vez menores e contaminam os ambientes aquáticos impactando desde os pequenos organismos zooplanctônicos até grandes espécies, como tubarões e baleias. As implicações são não apenas para a saúde dos organismos marinhos, mas também para a cadeia alimentar como um todo, causando impactos em nossa saúde.

Pesquisa releva número alarmante

 Uma pesquisa de um grupo de cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, resolveu fazer um levantamento inédito. Liderados pelo pesquisador Kieran Cox, eles revisaram e compilaram 26 estudos anteriores que analisaram as quantidades de partículas de microplásticos em peixes, moluscos, açúcares, sais, álcoois, água – de torneira e engarrafada – e no próprio ar. O resultado foi que a ingestão de microplásticos varia de 74 mil a 121 mil partículas por ano, conforme idade e sexo.

A pesquisa constatou que indivíduos que cumprem sua ingestão de água recomendada apenas por meio de fontes engarrafadas podem estar ingerindo mais 90 mil microplásticos anualmente, em comparação com 4 mil microplásticos para quem consome apenas água da torneira.

“Espero que a campanha ajude a conscientizar sobre a importância de repensar nossos hábitos e começar a colaborar com mudanças e criação de iniciativas que tragam soluções sustentáveis para que possamos todos viver em harmonia com o planeta. Participe e faça parte dessa rede por Mares Limpos. Junte-se a nós”, convida a ativista ambiental.

Confira os horários e pontos em Imbituba

Praia Vermelha – 17/09 – 10h – Em frente a trilha do ouvidor –  @amorosacompostagem, Movimento Rosamor

Praia do Rosa – 17/09 – 08:30 – Canto Norte (Início) –  @joguelimpopdr @lixozero_imbituba @rosasurfhostel

Praia do Luz – 17/09 – 9h – @luzsurfschool

Praia da Ibiraquera – 18/09 – 10h – AMAPI , @salvealagoa @barraparatodos @ccibiraquera @mucbrasil @coletivotaiaterra @horta_barra_ibiraquera

Praia da Ribanceira – 18/09 – 10h PMP Udesc

Praia D´água – 17/09 – 9h- @g_e_evolucionarios

Praia do Porto Norte – 17/09 – 9h – @asaepsurfecologia

Praia do Porto Sul – 17/09 – 9h – @acordi_imbituba , AMPAP, SEMA, Santos Brasil

Praia da Vila – 18/09 – 9h –  @asiimbituba, Associação de Moradores da Rua de Baixo, @funcionalsurfkids @trenchtownsurfboards

Praia da Vila Nova- 18/09 – 9h-  João Rimsa – @desbravadores_adventhus/

Praia da Guaiúba – 18/09 – 9h – @ECOIMB

Praia Itapirubá Norte e Sul – 17/09 – 9h – @institutoaustralis , @escoladesurfitapira

@trenchtownsurfboards,  @ASEPI

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil