A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da DIC de Laguna, deflagrou, nesta terça-feira (9), a “Operação Mundare”, com o objetivo de dar cumprimento a 29 ordens judiciais, sendo 20 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão.

A operação, contou com a participação de policiais de toda a região, através das delegacias de Polícia Civil de Garopaba, Imbituba, Pescaria Brava, DPCAMI de Laguna, DIC de Tubarão, NOC DEIC, NOC Sul e SAER, e de policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático, Agência de Inteligência e Canil Setorial.
As investigações que deram origem à Operação apuraram diversos crimes praticados por integrantes de uma conhecida Organização Criminosa armada, entre eles atos de tortura e cárcere, porte ilegal de arma de fogo, e uma execução a tiros, de um homem de 31 anos, Douglas da Rosa Ferreira, morto em Laguna no último dia 30 de abril.

Douglas foi morto com cerca de dez disparos de arma de fogo, no final da noite daquele dia. Usuário de drogas, ele já havia sido ameaçado de morte na manhã anterior por dívidas com traficantes.
O caso aconteceu na estrada geral da Ponta das Pedras, próximo à lagoa. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar na época do crime, a vítima estava em casa quando homens armados invadiram a residência e efetuaram os disparos.
De acordo com o Inquérito Policial instaurado pela DIC, integrantes desta organização criminosa armada atuante em todo o estado, praticaram diversos outros crimes contra a vida de desafetos e devedores, passando a aplicar, nesses casos, os seus próprios regramentos, incluindo atos de tortura, sequestro, cárcere privado e homicídios, alguns até já em vias de acontecerem em Laguna.
As investigações devem ser finalizadas em 30 dias.