Publicidade


Notícias


Pesquise


VOLUNTARIADO: Campanha Meio Ambiente

VOLUNTARIADO: Campanha "Nosso Oceano", de limpeza das praias, chega a Barra da Ibiraquera neste sábado; saiba como participar

por Administrador 27-11-2021 há 2 mêses 456

  • Tweet

Publicidade

Nos próximos dias, o município de Imbituba fará parte da campanha Nosso Oceano, uma extraordinária jornada embarcada na Década do Oceano e Restauração dos Ecossistemas (2021 - 2030), com o propósito de impulsionar e cooperar com as ações que possibilitem a criação de oportunidades e resultados, para alcançarmos juntos um oceano limpo, saudável, resiliente e sustentável.

A ação deste sábado será na Barra da Ibiraquera e tem parceria com Barra Unida e a Associação de Moradores e Amigos da Praia da Barra da Ibiraquera. Um dos objetivos da campanha é trazer mais consciência sobre o uso das praias, principalmente no período do verão. Como evitar hábitos que degradam esses ambientes, como a poluição por resíduos, poluição sonora, tráfego de automóveis, pisoteamento da fauna, flora e erosão costeira. 

Além da ação de despoluição e monitoramento de resíduos, os eventos terão outras atividades de educação ambiental e a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fará colocação de placas informativas e distribuição de mudas nativas doadas pela Lasca Mineração. Todos os resíduos encontrados durante a campanha serão identificados, separados e destinados para a Cooperativa de Catadores de Imbituba, a Cooperzimba.

O plástico é um dos maiores poluentes da atualidade, principalmente nos oceanos. Até 2050, é possível que exista mais plástico do que peixes nos mares. É por isso que, para mobilizar e conscientizar a população a respeito desse problema, a Kaiak uniu-se ao Instituto Ecosurf para promover a limpeza de 25 praias do litoral brasileiro, contribuir com o meio ambiente e chamar a atenção para um futuro com menos plástico.

Em Santa Catarina essa ação do Nosso Oceano já ocorreu na Ilha do Campeche (Florianópolis), Guarda do Embaú (Palhoça) e Garopaba, na praia da Ferrugem.  Agora, com a colaboração de parceiros locais, nos próximos dias, além da Barra da Ibiraquera, as praias da Vila e do Porto também farão parte dessa jornada por mares mais limpos. O Ecosurf atua em Imbituba desde 2014 e já realizou mais de 110 ações com as comunidades locais em todas as praias do município.

“Qualquer pessoa ou grupo pode participar no dia da ação.  Venha também fazer parte desse movimento de restauração dos ecossistemas e do oceano. Se quiser fazer parte, entre em contato pelo instagram @Ecosurfsc ou @ecosurfoficial”, convida Amanda Suíta, coordenadora do Ecosurf Imbituba. 

Seguem algumas orientações:

Uso máscara (obrigatório);

Leve sua garrafa de água retornável; 

Use proteção solar ou chapéu;

No local terão frutas à disposição dos voluntários e água para repor nas garrafas;

Serão fornecidos álcool em gel, sabonete líquido e água para higienização das mãos;

Disponibilizaremos os EPI's e todos materiais necessários para o uso durante a ação, mas se tiver, leve sua própria luva;

Datas e pontos de encontro:
Barra da Ibiraquera - 27/11 - 9h - Entre a praia e entorno da lagoa
Vila - 11/12 - 9h - Canto Norte
Porto: 19/12 - 9h - Canto Norte

Os parceiros do Ecosurf confirmados para as ações de Imbituba são: SEMA, AMAPI, Barra Unida, ASI, Moradores da Rua de Baixo, ASAEP, AMOROSA, Butiá Catarinensis, Associação de Moradores de Ibiraquera e Cooperzimba.

    Palavras-chave
  • Praia
  • Imbituba
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Sustentabilidade
  • Nosso Oceano
  • Barra da Ibiraquera
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil