Publicidade


Notícias


Pesquise


 Com aceitação recorde, Pierre Roussenq é eleito presidente da OAB Imbituba; Claudia Prudêncio é a 1ª mulher a comandar a OAB/SC em 88 anos Geral

Com aceitação recorde, Pierre Roussenq é eleito presidente da OAB Imbituba; Claudia Prudêncio é a 1ª mulher a comandar a OAB/SC em 88 anos

por Administrador 27-11-2021 há 2 mêses 925

  • Tweet

Publicidade

Em 88 anos de história da OAB/SC, a advogada Claudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da instituição, para o triênio 2022/2024. Representante da “Chapa 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, que é composta por diversos advogados da região como o garopabense Guilherme Araújo e a Advogada Imbitubense Claudete Reynaud como Conselheiros Estaduais, ela conquistou 47,51% dos votos válidos, recebendo 12.797 votos no pleito realizado nesta quinta-feira (25/11), que elegeu também o atual presidente da Seccional, Rafael Horn, como conselheiro federal.

E os candidatos às subseções da região apoiados por Claudia e apoiadores da nova presidente também foram eleitos com votações expressivas que demonstraram altas taxa de aceitação, caso de Pierre Vieira Roussenq, novo presidente da OAB Imbituba, com Gustavo Borba Benetti como vice, Fernanda Mallmann como Secretária-Geral , Aline Cristiane Corrêa dos Santos de Secretária-Geral Adjunta e Jean Carlos Martins Francisco como Tesoureiro. Natacha Caroline Figueiredo Pause foi eleita presidente da OAB Seccional Garopaba.

“Éramos chapa única, mas como em todo processo eleitoral, buscamos o maior número de aceitação, e ficamos muito felizes com o resultado. Nosso objetivo agora é fazer uma gestão bem inclusiva e coletiva, fato que já parte da própria formação da chapa, sendo que 24 escritórios compõem os 28 cargos da nossa diretoria. Além disso, obtivemos 114 votos, o que significa que quase 83% dos colegas referendaram nosso projeto. Quanto a eleição estadual, o sucesso também foi alcançado! Para se ter uma ideia, na eleição passada, Hélio Brasil, que neste pleito ficou em segundo, havia vencido em Imbituba com 67 votos a 48. Nessa eleição, conseguimos elevar a Cláudia ao primeiro lugar e fazendo uma votação de 91 votos dos 134 possíveis, diferença de quatro vezes para o segundo o que demonstra a unidade”, analisou o novo presidente da OAB Seccional Imbituba, Pierre Vieira Roussenq.


Natural de Imaruí, Pierre Vieira Roussenq é o novo presidente da seccional Imbituba
Pierre Vieira Roussenq é o novo presidente da seccional Imbituba

Com a vitória da Chapa 4 na Estadual, a região sul terá enorme representatividade na OAB-SC. Além de Guilherme Araújo, a advogada imbitubense Claudete de Fátima Vinhas Reynaud,  a garopabense Maria Isabella Cantarelli Sahione; Leandro Schiefler Bento, de Laguna; e Leandro Antônio, Claudia Seolin e Diógenis de Oliveira, de Tubarão também foram eleitos ao Conselho Estadual. O professor Erivelton Filetti, de Tubarão, foi aclamado à vaga de tesoureiro da Caasc.

“A expressiva votação da nossa chapa que alcançou número de votos próximo à somatória de todas as demais chapas juntas é a validação de um trabalho realizado nos últimos anos, revertendo em capital eleitoral a altíssima avaliação das gestões do Dr. Rafael e Dra. Claudia à frente da OAB e CAASC, respectivamente. Eu, que já fui presidente de Comissões na 30ª subseção na gestão do Dr. Orlando Gonçalves Pacheco Jr. e presidente de Comissão Estadual na gestão de Horn estou muito empolgado com a possibilidade de ocupar uma cadeira no maior órgão deliberativo da classe em nível estadual assumindo um desafio diferente até dos encarados na Ordem. Me pautarei pela intransigente defesa das prerrogativas profissionais, pela valorização da classe e pela construção de um projeto de coletivo para levar a advocacia para patamares ainda maiores”, garante Guilherme Araújo.


Guilherme Araújo foi eleito Conselheiro Estadual da OAB
Guilherme Araújo foi eleito Conselheiro Estadual da OAB



Já Rafael Horn integrará agora a chapa que concorrerá nas eleições da OAB Nacional, integrando a diretoria da entidade, que há três décadas não tem um representante de Santa Catarina. Para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), foi eleito o advogado Juliano Mandelli, atual tesoureiro da OAB/SC. Foram 28.500 votos na eleição, com comparecimento de 89,87% dos eleitores aptos a votar.

Claudia tem 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. É a atual presidente da CAASC, tendo sido a segunda mulher a alcançar este cargo em 73 anos. Ela também tem mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB, onde exerceu diversos cargos. Enquanto sua plataforma de gestão é focada na valorização da classe, com um leque de ações no Programa Mais Honorários no Bolso da Advocacia, a meta de Horn é levar para a OAB nacional as transformações realizadas na OAB catarinense, que a posicionaram como modelo para o País em gestão financeira, eficiência, inovação, tecnologia, suporte aos profissionais e oferta de serviços – hoje, por exemplo, a OAB/SC é superavitária e 100% digital.

“Meu primeiro ato como presidente da OAB de Santa Catarina será aplicar o desconto de 50% da anuidade da jovem advocacia, sem escalonamento”, anunciou Claudia, com referência aos profissionais que têm até cinco anos de inscrição na Ordem. 

A ampliação de um programa embrionário iniciado na atual gestão também será responsável, na sua gestão, por uma OAB/SC sem cobrança de anuidade, por intermédio do retorno do consumo da classe em empresas conveniadas com a CAASC (sistema de cashback), que já são mais de seis mil estabelecimentos.

Entre as suas principais propostas, estão ainda a instituição de um piso ético regional para a advocacia, a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado, a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca, a ampliação dos 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB/SC, e a implementação do Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

OAB com mais protagonismo nacional

Uma gestão colegiada, profissional e apartidária é o tripé que sustenta a proposta de Rafael Horn para a diretoria da OAB Nacional, cujas eleições ocorrerão em janeiro de 2022. “Precisamos de uma OAB com mais protagonismo nacional, e para isso levaremos ao Conselho Federal as transformações e a forma de gestão que realizamos em Santa Catarina”, destaca. Entre as principais propostas, estão a implementação de eleição direta para escolha do Conselho Federal da OAB, a uniformização do processo eletrônico em todo o País, com adoção do sistema melhor avaliado pela advocacia, a busca de mais espaços para a advocacia catarinense no plano nacional, e articulação para aprovar projeto de lei federal sugerido durante sua gestão na OAB/SC, que suspende os prazos processuais quando o advogado adoece.

Diretoria eleita para a OAB/SC (2022/2024):
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Diretoria eleita para a CAASC (2022/2024):
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Conselheiros federais eleitos por SC:
Rafael Horn (Florianópolis)
Pedro Miranda (Florianópolis)
Maria de Lourdes Bello Zimath - Tuty (Joinville)
Gisele Kravchychyn (Florianópolis)
Rejane Sanchez (Florianópolis)
Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul)

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Garopaba
  • Laguna
  • Cláudia Prudêncio
  • Rafael Horn
  • ordem
  • advogados
  • presidente
  • OAB
  • OAB-SC
  • eleições
  • eleição
  • Seccional
  • Pierre Roussenq
  • Guilherme Araújo
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil