Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: Ativista da causa, Secretário comemora aprovação da Lei que institui Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Câmara de Vereadores Política

Imbituba: Ativista da causa, Secretário comemora aprovação da Lei que institui Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Câmara de Vereadores

por Administrador 23-09-2021 há 1 mês 547

  • Tweet

Publicidade

Os vereadores de Imbituba aprovaram, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (20), o Projeto de Lei (PL) que Institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a tradução simultânea aos trabalhos Parlamentares nas sessões da Câmara Municipal de Imbituba. Agora, a matéria de autoria da Mesa Diretora formada pelo presidente Humberto, pelo vice-presidente, Thiago Rosa (PP), e pelos secretários Michell Nunes (PSL) e Deivid Aquino (MDB)  segue para a sanção do prefeito Rosenvaldo Júnior, para, a partir daí, a Lei passar a vigorar. 

A iniciativa da Lei foi dos vereadores do PSB, Humberto Carlos dos Santos e Bruno Pacheco que encaminharam, via Indicação, em junho,  uma minuta do Projeto de Lei aos moldes do que foi aprovado. A Sessão também foi acompanhada atentamente pelo Secretário Municipal de Administração de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, um dos principais incentivadores da causa dos surdos em Imbituba.  

A Lei garante a implantação de acesso ao indivíduo na linguagem de sinais, que é uma atitude que evidencia a luta pelo reconhecimento aos direitos do cidadão com deficiência auditiva. O principal objetivo do PL é intensificar a divulgação e ampliar a informação sobre o trabalho Câmara, assegurando a todos a compreensão dos trabalhos legislativos do município de Imbituba.

Vereadores Bruno Pacheco e Humberto dos Santos, do PSB

Durante a sessão, Eduardo Scheffer, Presidente da Associação dos Surdos de Tubarão (AST), falou sobre a importância de garantir direitos ao cidadão com deficiência auditiva e sobre o Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro. Vice-presidente da entidade, a imbitubense Andrea da Silva Fernandes, uma das principais intérpretes de Libras do município e da região, comemorou a conquista no plenário da Câmara. Andrea foi muito importante ao ao traduzir à comunidade surda as transmissões ao vivo informativas em redes sociais sobre a pandemia, realizada pelo médico e prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior.

Foi através de Andrea que todo cidadão com deficiência auditiva teve acesso às informações passadas pelo município sobre o combate à covid-19. A tradutora, que também é professora também foi destaque com suas traduções simultâneas às entrevistas de mais de uma hora de duração do Portal AHora com os cinco candidatos a prefeito de Imbituba nas últimas eleições.

Segundo a Professora e intérprete de Libras, os surdos reivindicam seu direito linguístico tendo interprete principalmente em lugares públicos até mesmo p eles ter independência porque muitas vezes um familiar que faz essa medicação. Na comunidade surda existe vários tipos de surdos como surdo oralizado, surdo com comunicação total, os que sabem libras, os que não sabem libras nem português. 

A Libras é a língua materna do surdo, sua primeira língua sendo, no Brasil, a língua portuguesa é a segunda. Andréa lembra que, para um filme ou vídeo ser acessível, ele precisa de legenda em português e a janela em libras para interpretar palavras que no vocabulário de libras ainda não existe. Por isso, precisa de tradução e interpretação. Um aplicativo ajuda na comunicação, mas de maneira nenhuma substitui um interprete capacitado.

“Fico muito feliz e comemoro junto com a comunidade surda. Fico emocionada quando alguém ou algum órgão nos recebe aceitando nossos pedidos. Já fui presidente da AST e tenho muito apreço pela luta incansável ao direito a acessibilidade. Os surdos reclamam da falta de acessibilidade por todos os lugares necessitam ir. Ainda há muito a ser feito para promover a inclusão, até porque muitas vezes não nascemos com alguma deficiência e acabamos adquirindo. Precisamos ter consciência e mais empatia com políticas públicas”, lembra Andréa.

A Sessão foi acompanhada atentamente pelo Secretário Municipal de Administração de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, um dos principais incentivadores da causa dos surdos em Imbituba. O gestor, inclusive, utilizou Libras e tradução simultânea em seu material de campanha a vereador na última eleição, além de promover uma verdadeira campanha nas redes sociais pela inclusão da linguagem inclusiva nas sessões da Câmara. Emocionado, Paulo Márcio comemorou muito a aprovação e agradeceu os vereadores e o prefeito Rosenvaldo Júnior.


Eduardo, Paulo Márcio e Andréa na Câmara de Vereadores

“Parabéns ao secretário Paulo Márcio, um dos primeiros candidatos e dar uma atenção especial à comunidade surda se adequando em sua campanha fazendo vídeos acessíveis e até agora não deixou a comunidade surda excluída. Os meus sinceros agradecimentos em nome dos surdos a todos que se empenham oportunizando um pouco de seu tempo a nos ouvir. Muito obrigado aos vereadores que criaram o projeto, que colocaram a matéria em pauta e a aprovaram! O empenho do Paulo Márcio de sempre do Paulo Márcio deixa toda a comunidade surda muito feliz e esperançosa”, finaliza Andréa.


Ao ser implementada, a Lei irá estreitar a relação e a comunicação entre os deficientes auditivos do município e o Legislativo, propiciando que estes possam acompanhar as sessões e as atividades oficiais da Câmara transmitidas via internet.

“A implantação de acesso ao indivíduo na linguagem de sinais é uma atitude que evidencia a luta pelo reconhecimento dos direitos do cidadão com deficiência auditiva. É nosso papel conceder a eles o direito de participar e interagir das atividades desenvolvidas na Câmara Municipal de Vereadores, através de um intérprete de Libras a fim de estreitar a relação e comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes”, justificaram os vereadores da Mesa Diretora . 
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Projeto
  • Lei
  • Libras
  • Língua
  • Brasileira
  • Sinais
  • Câmara
  • Legislativo
  • vereadores
  • Mesa
  • Diretora
  • aprovação
  • Paulo Márcio de Souza
  • Andre
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil