Publicidade


Notícias


Pesquise


Após 36 anos dedicados ao ginásio Olivar Francisco e ao município de Imbituba, Geral

Após 36 anos dedicados ao ginásio Olivar Francisco e ao município de Imbituba, "um tchau! O Sr. João Fermino vai descansar"

por Redação 17-09-2021 há 1 mês 588

  • Tweet

Publicidade

A quinta-feira, dia 16 de setembro de 2021, ficará marcada na história de um servidor público da Prefeitura de Imbituba. Após mais de três décadas e meia de serviços prestados ao município, João Batista Fermino, de 74 anos, assinou o seu afastamento das funções públicas, por meio do Plano de Desligamento Voluntário (PDV).

Seu João, como é carinhosamente chamado por moradores, amigos e colegas de prefeitura, trabalhou no turismo, na cultura, mas, se destacou mesmo no esporte. Desde 1984, esteve à frente do Ginásio de Esportes Olivar Francisco. Por ser vizinho da estrutura física, o ginásio sempre foi uma extensão da própria casa.

Além de responsável pelo espaço desde a inauguração, Seu João Fermino exerceu uma tarefa ainda mais importante, a social. Ele sempre foi cuidadoso com cada jovem que passou pelo ginásio, seja como atleta ou como espectador do Jogos Estudantis de Imbituba (Jeimb).

Além dos 36 anos de prefeitura, Seu João também foi funcionário da extinta Indústria Cerâmica de Imbituba (ICISA) por 26 anos. A cerimônia de assinatura do PDV aconteceu no início da noite desta quinta-feira, na sala de reuniões da Secretaria de Gabinete.

Acompanhado pelo filho, o ex-atleta da seleção brasileira de handebol e administrador de empresas, Gean Carlos Fermino, Seu João relembrou algumas histórias vividas no esporte de Imbituba, sob os olhares atentos do prefeito, Rosenvaldo da Silva Júnior, e do vice-prefeito, Antônio Clésio Costa.

Emocionado após a assinatura, Seu João disse que deixa as funções públicas realizado. “Eu cumpri com a minha missão e estou muito bem comigo mesmo. Eu saio de cabeça erguida, com a certeza do dever cumprido”, disse, emocionado, João Fermino.

Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, Seu João merece todo o reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação ao município de Imbituba. “São inúmeros jovens que tiveram uma melhor formação por conta da presença do Seu João no ginásio. Lá ele cuidava, educava e orientava. Só temos a agradecer por tudo o que ele fez por nós”, ressaltou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Também participaram da cerimônia, o Procurador Geral do Município, Kadyr Sebolt Cargnin, o administrador da prefeitura, Luciano Zanini, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo, e o Secretário Municipal de Administração, Paulo Márcio de Souza, que foi atleta de futsal de Imbituba e lembra com carinho dos momentos vividos com João Fermino.

“Seu João é um dos grandes ícones do esporte de Imbituba. Ele foi o responsável pela formação de vários atletas e de várias pessoas que lutaram pelo caminho do bem. Fica o nosso agradecimento ao Seu João, por tudo o que ele fez pelo nosso esporte, em especial, pelo nosso ginásio. Sempre que nós chegávamos lá, estava lá o Seu João, com todo o zelo e com todo o carinho”, lembrou Paulo Márcio.


Um tchau! O Sr. João Fermino vai descansar, mas o Ginásio Olivar Francisco fica ... 

Artigo escrito por Gean e família Fermino

A homenagem é para ele, mas serve para lembrar tantas pessoas que vivem para fazer uma sociedade melhor!
Hoje, dia 16 de setembro de 2021, é a despedida dele e serão 36 anos, alguns meses e dias de trabalhos dedicados ao setor público, mais 25 na Cerâmica Imbituba, escola profissional na parte elétrica que fez dele uma pessoa preparada para não errar, ou acertar sempre, por conta dos riscos.  Aprendeu muito, mas também, fazia parte de um time de profissionais autodidatas e extremamente inteligentes e o fez levar muitos conhecimentos para a vida pública.
Dos desafios no primeiro ginásio de Imbituba, estes foram muitos: O começo, implantando regimento interno e disciplina exemplar para os usuários do bem público; plantar junto a minha mãe Helena e o Ademir Domingos, funcionário âncora, todas as árvores e plantas da pracinha Tomé Santos; fazer com as próprias mãos projetos e obras de modernização e manutenção na mais pura engenharia que sabe tanto; convencer o saudoso e grande Manoel Rosa para ser içado mecanicamente e descer do alto do ginásio na cadeira das chegadas dos papais-noéis; cuidar enquanto pode ou deixaram de forma impecável da quadra e materiais esportivos. Educou, deu de comer e formou pessoas e atletas para o mundo, num trabalho iniciado com mais 4 mãos gigantes, a dos velhos amigos Sr. Cadir e depois com o Jorjão que representam tantos outros. Curiosidade: nunca se brigaram e sempre se complementaram... 
Ajudou a construir não só o 1⁰ galpão da Festa do Camarão bem como cenários de shows, Jeimbs e tantos outros projetos e eventos, sempre introduzindo novidades engenhosas. O modelo de gestão do ginásio foi levado ao WCT - Mundial de Surf por anos em Imbituba; a Arena Jaraguá do Sul, por tempo, o "Ginásio Arena" mais moderno do Brasil. A vida com o esporte vem de cedo,  como filho mais velho com 7 anos cuidando da casa e dos irmãos, como tantos outros a ajudante de vestiário do Imbituba Atlético Clube, aquele da década de 50, a esportista de Canoa de Um Pau Só da Praia Vermelha/Imaruí ao Portinho da Vila, passando pelo Ciclismo com uma "Barra Forte" até os vôos como goleiro estiloso na quadra do Chalé 4. 
João na "canoa de um pau só" se divertindo com as netas

Um pouco mais e essa poucos sabem, mas chorou como criança ao ver o filho carregar a Tocha Olímpica, afinal de contas, era ele ali também. Outra, quando foi indicado para ser Comendador do Esporte de Santa Catarina e foi aprovado por unanimidade, depois de uma calorosa apresentação/defesa do Vado - Osvaldo Juncklauss.
Sei que o seu João foi ríspido muitas vezes, tem muita coisa a melhorar, mas o seu legado (pai), como representante de um grande geração, como empreendedor, gestor, engenheiro como o "Prof. Pardal" e um grande coração social fica para quem quiser lembrar ou pelo menos, respeitar! 
Ô pai, muito obrigado!!! 




    Palavras-chave
  • Imbituba
  • ginásio
  • Olivar Francisco
  • João Fermino
  • aposentado
  • aposenta
  • zelador
  • PDV
  • Jeimb
  • Jean Fermino
  • Rosenvaldo Júnior
  • Paulo Márcio de Souza
  • Tigrão
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil