Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: Vacinação avançada e redução em casos da Covid-19 possibilita retomada; prefeitura oferece programas para ajudar pequenas empresas Economia

Imbituba: Vacinação avançada e redução em casos da Covid-19 possibilita retomada; prefeitura oferece programas para ajudar pequenas empresas

por Administrador 08-09-2021 há 2 mêses 397

  • Tweet

Publicidade

A Covid-19 trouxe reflexos significativos para todo o país. Na saúde, mais de 580 mil pessoas perderam a vida para o vírus ou para as consequências provocadas por ele. Na economia, segundo o IBGE, só em 2020, quase 45% das empresas brasileiras foram impactadas pela pandemia. Isso representa mais de 1 milhão e 200 mil negócios que sofreram perdas, sejam elas, financeiras ou de pessoal.

A reabertura parcial das atividades levou mais de um ano e o retorno total, como já era esperado, levará mais algum tempo. Mas, com a vacinação, a esperança foi retomada e os números têm comprovado isso. Só em Imbituba, com boa parte da população adulta vacinada, há 45 dias não ocorrem internações na UTI do Hospital São Camilo e não é registrado um novo óbito desde 18 de agosto.

“As vacinas salvam vidas e isso pode ser comprovado nos números. A partir do momento em que a primeira dose foi aplicada em boa parte da população adulta de Imbituba, os óbitos reduziram e as internações também. Nós temos que comemorar, mas, não podemos relaxar! Todos os protocolos sanitários devem ser mantidos. Devemos evitar as aglomerações, manter o distanciamento social e sempre usar máscara e álcool em gel”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.

Para a retomada da economia, a Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), e, em parceria com o SEBRAE/SC, lançou alguns projetos direcionados às empresas do setor que foram afetadas pela pandemia.

Um deles é o programa “Juro Zero Turismo”, uma ação emergencial que visa disponibilizar acesso a crédito, de maneira simplificada e sem juros, aos pequenos empresários do setor. A intenção é apoiar o pequeno empresário, o profissional autônomo e o Microempreendedor Individual (MEI).

O segundo se chama Habitat 4.0. Trata-se de um braço do do programa Cidade Empreendedora, que há três anos é aplicado em Imbituba. O Habitat 4.0 busca tornar a cidade mais inteligente, mais inovadora e com ações de planejamento que resolvam os desafios e os gargalos. Para isso, as equipes da prefeitura e do SEBRAE dão suporte técnico aos empreendedores locais. Dessa forma, eles podem pensar melhor as estratégias e os investimentos que possibilitem mais qualidade aos negócios.

“Queremos traçar um planejamento adequado para cada tipo de negócio. A nossa intenção é ajudar, sem qualquer custo, os empreendedores que foram impactados pela pandemia. Queremos que a retomada da economia seja feita com segurança, mas, que tenha resultados mais rápidos. Acreditamos que, através das  alternativas em parceira com o SEBRAE, facilitaremos a vida dos cidadãos e dos empreendedores de Imbituba”, enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo.

Para ter acesso aos dois programas, os empreendedores podem entrar em contato com a equipe Sala do Empreendedor, pelo telefone: (48) 3355-8144 ou (48) 99993-2232.

Como se inscrever no Juro Zero Turismo

Podem aderir ao programa o pequeno empresário, o profissional autônomo e o Microempreendedor Individual (MEI)., que trabalham com turismo e foram afetados, diretamente, pela pandemia da Covid-19.

O Juro Zero Turismo é uma ação emergencial, que visa disponibilizar acesso a crédito, de maneira simplificada e sem juros, aos pequenos empresários do setor.

A iniciativa visa, também, proporcionar a manutenção do emprego e renda neste momento, delicado, de reestruturação do setor em Imbituba.

Para ter acesso ao programa, o profissional autônomo, a Microempresa (ME), a Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI) devem apresentar uma série de documentos. A entrega deve ser presencial, na Sala do Empreendedor, que fica no Paço Municipal.

Documentos que devem ser apresentados pelo Microempreendedor Individual:

* Certificado de Microempreendedor Individual no município de Imbituba (SV);

* Cópia de documentos pessoais dos sócios;

* Comprovante de Regularidade Fiscal Federal, estadual e municipal (CND);

* Cópia do comprovante de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) do Ministério do Turismo;

* Declaração do objetivo e finalidade da aplicação do recurso do empréstimo beneficiado pelo subsídio;

* Cópia de declaração anual de faturamento do último exercício.

Documentos que devem ser apresentados pelo profissional autônomo:

* Copias dos documentos pessoais;

* Comprovante de Regularidade Fiscal Municipal (CND);

* Cópia do comprovante de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) do Ministério do Turismo;

* Inscrição municipal (CMC) e/ou alvará de licença de tráfego;

* Comprovante de residência atualizado;

* Declaração do objetivo e finalidade da aplicação do recurso do empréstimo beneficiado pelo subsídio.


Documentos que devem ser apresentados pela Microempresa

(ME) e a pela Empresa de Pequeno Porte (EPP):

* Comprovante do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e situação cadastral;

* Cópia de documentos pessoais dos sócios

* Cópia do comprovante de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) do Ministério do Turismo;

* Contrato social e suas alterações;

* Comprovante de Regularidade Fiscal Federal, estadual e municipal (CND);

* Declaração do objetivo e finalidade da aplicação do recurso do empréstimo beneficiado pelo subsídio;

* Inscrição Municipal (CMC);

* Cópia de declaração anual de faturamento do último exercício.

Para ter acesso a mais informações, os interessados devem entrar em contato com a equipe Sala do Empreendedor pelo telefone: (48) 3355-8144 ou (48) 99993-2232.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • economia
  • econômico
  • pacote
  • ações
  • juro zero
  • emprego
  • programas
  • comércio
  • programa
  • sala
  • empreendedor
  • crédito
  • microempresas
  • Avança
  • Habitat 4.0
  • retomada
  • estímulo
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil