A Ponte Anita Garibaldi está verde e amarela para celebrar nossos atletas Brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desde o dia primeiro de julho a ponte ganhou uma iluminação especial, alusiva ao mês que marca a abertura dos jogos mundiais. A ação é promovida pela empresa concessionária, que administra e explora as praças de pedágio do trecho da rodovia federal, CCR ViaCosteira, e o intuito é mostrar como o esporte pode inspirar a sociedade na união, determinação, foco e coragem em tempos tão difíceis.
A cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira ( 23 ), na capital do Japão, Tóquio, cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e que chama a atenção por sua cultura e inovação. E, nesta edição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) apostou forte em cinco novas modalidades: beisebol-softbol, karatê, escalada, surfe e skate.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a delegação verde-amarela conta com 304 atletas e outros 18 substitutos. Para os catarinenses, a torcida terá 15 atletas nascidos no Estado, O grupo é bem versátil, de diversas modalidades e mescla estreantes e nomes com bastante história nas Olimpíadas. Entre os novatos estão os skatistas Isadora Pacheco, Yndiara Asp e Pedro Barros. E no time dos mais experientes está a jogadora de handebol Eduarda Amorim, que vai para a quarta participação e se prepara para aposentar a camisa da seleção brasileira.

Conheça os 15 atletas catarinenses que irão representar o Brasil na terra do sol nascente
Beatriz Linhares (ginástica rítmica), Isadora Pacheco, Pedro Barros , Yndiara Asp ambos na modalidade ( skate park ) de Florianópolis; Darlan Romani (arremesso de peso) de Concórdia; Eduarda Amorim , Rudolph Hackbarth (handebol) e Matheus Corrêa (marcha atlética) de Blumenau; Eliane Martins (salto em distância) – Joinville; Júlia Bianchi (futebol) – Xanxerê; Rangel da Rosa (handebol) – Seara; Raquel Kochhann (rúgbi) – Saudades; Rodrigo do Nascimento (100m atletismo) – Itajaí; Rosamaria Montibeller (vôlei) – Nova Trento e Simone Ferraz (3.000m com obstáculos) – Ponte Serrada
Entre os atletas catarinenses que já conquistaram medalhas olímpicas, de nomes como Fernando Scherer, o Xuxa, que ficou com o bronze em Atlanta em 1996 na prova dos 50m nado livre, ele repetiu o terceiro lugar quatro anos depois, em Sidney, no revezamento 4x100m livre. Também em Atlanta no vôlei feminino, a blumenauense Ana Moser foi bronze após a seleção derrotar a Rússia na disputa pelo pódio. Tonho Gil de Criciúma, e Valdo, nascido em Siderópolis, conquistaram prata no futebol masculino na década de 80. Tonho foi o primeiro a conquistar uma medalha olímpica para Santa Catarina (prata em Los Angeles, em 1984). Andréia dos Santos, conhecida no futebol feminino como Maycon, é a quinta catarinense medalhista olímpica.
-
Palavras-chave
- Laguna
- Imbituba
- ponte
- Anita Garibaldi
- ponte Anita Garibaldi
- olimpíadas
- jogos olímpicos
- cores
- iluminação
- Tóquio
- Japão
- Tokio
- concessionária
- CCR Viacosteira
- catarinenses
-
- Tweet