Publicidade


Notícias


Pesquise


Chuva em SC: Defesa Civil divulga balanço sobre estragos e alerta que vem mais chuva; Imaruí, Laguna e Pescaria Brava decretam Emergência Segurança

Chuva em SC: Defesa Civil divulga balanço sobre estragos e alerta que vem mais chuva; Imaruí, Laguna e Pescaria Brava decretam Emergência

por Administrador 10-06-2021 há 2 semanas 1563

  • Tweet

Publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, no fim da tarde desta quarta-feira (9), um novo balanço sobre a situação das ocorrências causadas pelas chuvas que atingiram Santa Catarina. Laguna, Imaruí e Pescaria Brava já decretaram situação de emergência.

Em Imaruí, foram registrados diversos pontos de alagamentos, deslizamentos e desabamentos de edificações como a de uma ponte na localidade de Ribeirão de Imaruí, que deixaram ruas interditadas pelas terras e pedras que cederam dos morros e pessoas desabrigadas, além de muitos prejuízos a comerciantes que tiveram lojas, principalmente às margens da Lagoa, tomados pela água. No morrinho da Bairro Prainha, um muro de pedras maciças de uma residência desabou com um deslizamento de terra obstruindo totalmente a estrada que recorta a lagoa. No Mercado Público, quase todos os boxes de comerciantes ficaram alagados, à margem da Lagoa do Imaruí.

Confira fotos de Imaruí: 

Imaruí decretou estado de emergência
Prefeitura de Imaruí decretou estado de emergência

Imaruí

Laguna passou por uma situação delicada devido às chuvas. Entre os bairros mais atingidos estão o Distrito de Ribeirão Pequeno (Parobé, Figueira e Morro Grande), Barranceira e Cabeçuda, com deslizamentos de terra, danificação de estradas, pontes, muros de casas caídos, acessos interrompidos e pontos de alagamentos em diversos pontos.

Imóveis públicos, casas e ruas ficaram alagados em Laguna

Com o momento crítico, a prefeitura decretou nesta tarde situação de emergência no município. O mesmo também foi registrado em Imaruí e Pescaria Brava, que acumulou 160 milímetros de chuvas, mais do que a média histórica para todo o mês de junho, que equivalia a 80mm. Através das redes sociais, moradores divulgaram os momentos de tensão vividos durante todo o dia. As chuvas chegaram a provocar, em alguns pontos do município, alagamentos que foram capazes de submergir carros e motos, além de invadir residências e arrastar objetos.


Ruas alagadas em Imbituba

A chuva deixou ruas e residências alagadas em Imbituba. Pelo menos, em seis bairros, o trânsito ficou comprometido nesta quarta-feira (09). Ao todo, 60 homens, do município e da empresa contratada para a limpeza e poda de árvores, trabalham na desobstrução das vias públicas.

Na Rua das Crianças, em Nova Brasília, a água entrou em algumas residências. Para esvaziar a via e restabelecer o acesso dos moradores ao local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) colocou uma bomba de sucção.

Nos bairros, Boa Vista e Itapirubá, as equipes fazem o a limpeza de bocas de lobo e o desague das ruas. Na região da Praia do Rosa , em Ibiraquera, seis vias ficaram comprometidas pela chuva, mas, já estão em processo de recuperação. Em Vila Esperança (Ribanceira), uma árvore tombou com a força do vento e exigiu o auxílio das equipes para a retirada.

“Nossas equipes vão trabalhar, inclusive, sábado e domingo, para recuperar os estragos provocados pelas chuvas. Como há previsão de melhora no tempo nas próximas horas, esperamos que tudo esteja recuperado o mais breve possível”, disse o Secretário de Infraestrutura, Edilson Misael.


Defesa Civil alerta para mais chuva intensa em SC nesta quinta-feira

O transporte de umidade efetuado tanto do oceano para as áreas litorâneas, quanto da região amazônica para a metade oeste do estado mantém as condições de chuva ao longo de toda a quinta-feira (10).

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos e moderado para temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O vento sopra do quadrante norte com intensidade fraca a moderada, com rajadas que chegam pontualmente a 50 km/h.

As temperaturas mínimas ficam em torno de 17°C para as áreas litorâneas e entre  12°C e 15°C nas demais regiões. A tarde, a temperatura não sobe tanto e as máximas ficam em torno de 14°C nos planaltos, 19°C nos litorais e 17°C nas demais regiões.


Precipitação de chuvas nesta quarta-feira na região

Confira os volumes de chuvas registrados nas estações meteorológicas da Epagri/Ciram, conforme dados disponibilizados no sistema Agroconnect. Informações das últimas 24 horas, das 18h de terça até 18h desta quarta.

Município (Estação meteorológica) – Volume de chuvas nas últimas 24h 

Tubarão (Cetuba – São Martinho) – 204 mm

Tubarão (Ponte do Quartel) – 160 mm

Jaguaruna (Campo experimental) – 159 mm

Laguna (Capitania dos Portos) – 83 mm

Imbituba (Porto de Imbituba) – 74 mm

Gravatal (Epagri) – 92 mm

São Martinho (Jusante) – 89 mm

Rio Fortuna (Rio Café) – 54 mm

Braço do Norte (Montante) – 53 mm


Balanço da Defesa Civil de SC

Região da Amurel

Gravatal: água em abundância;
Tubarão: deslizamento de terra na Estrada Geral do Rio do Pouso, enxurrada de água passando por cima da ponte;
Jaguaruna: Registro de alagamentos em Sanga Grande;
Imaruí: Registro de alagamentos e ponte destruída;

Região de Criciúma

Morro da Fumaça: Alagamentos -agentes em campo;
Criciúma: Registro de Alagamentos, localidades mais afetadas: Quarta Linha, São Luiz e Monte Castelo;
Içara: Alagamentos pontuais. Cabeceira da ponte danificada pela enxurrada; A situação começa a ficar mais complexa. Compdec atendendo várias ocorrências no momento;
Nova Veneza: Deslizamento de terra sobre a via de trânsito local;


Grande Florianópolis

Canelinha: 146 pessoas desabrigadas/desalojadas, sendo aberto abrigo municipal com capacidade para 200 pessoas na Escola Profª Maria De Lourdes Nicolau Zimmermann;
Brusque: Deslizamento com queda de muro no bairro Paquetá (apenas danos materiais). No Bairro Limeira já existem danos à infraestrutura pública (pontilhões), e residências atingidas pelos alagamentos. Equipes da DC municipal em levantamento. Segundo o órgão, haverá abertura de abrigo por necessidade de alocar famílias atingidas;
Timbó: Registro de Queda de muro;

Região de Itajaí

Penha: Grande volume de chuva com alagamentos pontuais;
Itajaí: Região da Foz com relatos de ocorrências no interior de Itajaí, bairros próximos à Brusque. Compdec em levantamento;
Luiz Alves: Informa queda de árvore na rodovia de acesso a Massaranduba;
Balneário Camboriú: Relata escorregamento na AV Panorâmica e alagamento pontual próximo ao Shopping;
Camboriú: Alagamentos nos Bairros Santa Regina e Jardim Europa;


Bombeiros atenderam quase 100 ocorrências

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu 94 ocorrências em Santa Catarina, devido as fortes chuvas que atingiram o Estado, apenas entre as 8h e 14h desta quarta-feira. O destaque fica por conta para a região de Tubarão, com mais de 30 atendimentos, além de Itajaí e Balneário Camboriú, com ao menos 20.

Entre as ocorrências atendidas estão a remoção de pessoas das residências, transporte em botes, desobstrução de vias, corte de árvores que representam riscos, distribuição de lonas, entre outras relacionadas. Em Laguna uma escola infantil precisou ser evacuada.

As equipes seguem atuando nas regiões afetadas e o Comando-Geral do CBMSC está monitorando a situação junto com a Defesa Civil de Santa Catarina. As cidades mais afetadas nesta quarta foram Imaruí, Camboriú e Itajaí.

Vale ressaltar que os atendimentos foram iniciados ainda na noite desta terça-feira (8) e seguiram por toda a madrugada. Segundo os bombeiros, a preocupação depois de períodos de muita chuva é com os alagamentos e deslizamentos, que ocorrem quando o solo está encharcado.

    Palavras-chave
  • Imaruí
  • Laguna
  • Imbituba
  • Tubarão
  • chuvas
  • chuva
  • enchente
  • alagamentos
  • deslizamentos
  • desabrigados
  • desabamentos
  • Garopaba
  • Santa Catarina
  • temporais
  • Pescaria Brava
  • SC
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil