Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba em Poesias: confira o 7º poema do novo livro de Aires Júnior, que narra poeticamente a história do município: Cultura

Imbituba em Poesias: confira o 7º poema do novo livro de Aires Júnior, que narra poeticamente a história do município: "Os Açorianos"

por Administrador 20-02-2021 há 2 mêses 1306

  • Tweet

Publicidade

Prezado leitor, a sétima poesia do livro "Imbituba em Poesias", de minha autoria, se trata de uma homenagem aos imigrantes açorianos, que no início do século XVIII chegaram aos nossos mares, iniciando o povoamento do litoral catarinense, inclusive da região onde hoje se localiza Imbituba.
  

Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na "Banca do Maneca Café", situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 999283444.


OS AÇORIANOS

Poucos anos após
Manuel Gonçalves de Aguiar anunciar
Que a pesca em Imbituba
Poderia prosperar
Ordens vindas de Portugal
Trouxeram para nossa região
Jovens casais dos Açores
Para incentivar a colonização.
1720
Foi a data inicial
Da colonização açoriana
No nosso litoral.
Levas de colonizadores
Aos poucos foram chegando
Chegando a Imbituba
Oriundas dos Açores.
Muitos desses imigrantes
Foram trabalhar nas armações
Aonde aprenderam a caçar
As baleias em nosso mar.
Imbituba foi semeada por uma colonização
Rica em tradição.
Tradição cultural,
Religiosa e alimentar.
Seria necessário um livro escrever
Para toda ela eu relatar.
Festa do Divino
Terno dos Reis
Pau de fita e Boi de mamão
São só alguns exemplos
Desta rica tradição!

Sobre Aires Junior

Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970.  Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL - Campus Tubarão-SC, desde 2014. 

Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” - A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira", que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.

É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31.     Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro "Imbituba em Poesias"        ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior. 

Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias.     Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal.  

Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.

    Palavras-chave
  • Imbituba em Poesias
  • Aires Junior
  • Aires Antonio de Souza Junior
  • livro
  • Imbituba
  • escritor
  • poeta
  • Os Açorianos
  • açorianos
  • Portugal
  • AHora
  • Manoel Gonçalves de Aguiar
  • história
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil