Publicidade


Notícias


Pesquise


Aires Júnior brinda leitor com 6ª poesia de seu livro, Cultura

Aires Júnior brinda leitor com 6ª poesia de seu livro, "Imbituba em Poesias", em honra ao capitão Manoel Aguiar, colonizador da região

por Administrador 13-02-2021 há 3 mêses 1581

  • Tweet

Publicidade

Prezado leitor, apresento para você a sexta poesia do livro "Imbituba em Poesias". A poesia de hoje é em honra ao Capitão Manoel Gonçalves de Aguiar, homem fundamental para o início da colonização da nossa região. Em 1715, por ordem do Rei de Portugal, Manoel Gonçalves navegou até as águas do nosso litoral com a finalidade de estudar a melhor maneira de explorá-lo, para que, definitivamente, se iniciasse o processo de povoamento da região onde hoje se localiza Imbituba.

Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na "Banca do Maneca Café", situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 9 9928-3444. 

MANOEL GONÇALVES DE AGUIAR 

 

Podemos bem dizer
Que o povoamento da nossa região
Iniciou com a chegada de um Capitão.
 
Em 1715
O Capitão Manoel Gonçalves de Aguiar
Navegou até laguna
Na intenção de inspecionar
As terras que o Rei de Portugal
Desejava colonizar.
 
 Quando por Imbituba passou
Algumas famílias de pele branca,
 Manoel Gonçalves encontrou.
 
Não eram mais que seis
Viviam distantes entre si
E falavam o Português.
 
Após o reconhecimento
Feito pelo nobre capitão
Podemos assim dizer
Que começou a colonização
Da nossa região. 
 
*Famílias vindas de São Vicente
Começaram aqui chegar
No mesmo ano em que Manoel Gonçalves
Acabara de informar,
Que a caça de baleias
Nos mares de Imbituba
Poderia prosperar.
 
Em 1796
**Foi construída uma armação
Para a caça da Baleia Franca Austral.
Passado triste, mas fundamental
No desenvolvimento regional.
 
Da baleia extraiam óleo
Para garantir a iluminação
 Que era à base de lampião.
 
 O óleo também era usado nas edificações,
 Nas argamassas das construções!

Sobre Aires Junior

Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970.  Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL - Campus Tubarão-SC, desde 2014. 

Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” - A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira", que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.

É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31.     Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro "Imbituba em Poesias"        ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior. 

Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias.     Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal.  Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor.    Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.


    Palavras-chave
  • Imbituba em Poesias
  • Aires Júnior
  • Aires
  • Antonio
  • Souza
  • Junior
  • livro
  • poesias
  • escritor
  • poeta
  • Portal
  • AHora
  • Don
  • Rodrigo
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil