Publicidade


Notícias


Pesquise


Cerveja, Marchinhas e Papo de Boteco: No Carnaval da Imbé na sua casa, Banda Maluca e Patrício Medeiros resgatam Folia à moda antiga Cultura

Cerveja, Marchinhas e Papo de Boteco: No Carnaval da Imbé na sua casa, Banda Maluca e Patrício Medeiros resgatam Folia à moda antiga

por Administrador 11-02-2021 há 3 mêses 786

  • Tweet

Publicidade

Uma cervejaria, orgulhosamente, imbitubense vem levando não somente muita diversão ao público, mas também doses cavalares de cultura local, sobre Imbituba, seus bairros e comunidades nesta pandemia.  Consagrada pela qualidade, originalidade e referências culturais que incluem cervejas com os produtos locais butiá e mandioca, a Imbé também vem produzindo shows ao vivo, fomentando a economia dos artistas que ficaram sem palco devido às medidas de isolamento. 

Transmitidos via internet em todas as sextas-feiras, a partir das 20 horas, direto de sua fábrica no Bairro Village, os programas especiais têm a participação de músicos e convidados de Imbituba, Garopaba e região dos lagos. As lives são transmitidas no YouTube da Cervejaria Imbé, desde o início da pandemia, ao vivo, mas podem ser assistidas quando e onde você quiser. 

E para deixar o que é bom ainda melhor, as transmissões ganharam o reforço de memoráveis entrevistas com grandes personalidades locais, pessoas que fizeram, fazem e contam a história de suas comunidades. Os selecionados convidados como os já entrevistados Cadir Cargnin, Ronaldo Pires, Dr. Aires, Vavá do Tons de Deus, Júlio Attanasio e Dario Cabral Neto; batem um papo descontraído com o fundador da Imbé, o empresário e entusiasta da cultura local, Eduardo Cardillo. As selecionadas personalidades locais contam causos da vida e trazem a história de seu bairro e cidade num verdadeiro “Papo de Boteco”.

ASSISTA A LIVE NO LINK ABAIXO:

"As águas vão rolar. E com certeza, na sexta mais esperada do ano, a sexta de carnaval, ainda mais nesse ano, excepcionalmente, sem carnaval, vamos ter uma live inesquecível com a Banda Maluca, aqui na Cervejaria Imbé.
O vizinhos queridos que perdoem pelo barulho, mais vai ter sopro, tambor, surdo, repique e muita alegria para levarmos às pessoas nas suas casa. O carnaval não vai passar em branco! E você, acesse nosso YouTube e vem pular com a gente", convida Cardillo.

Atual formação da renovada e animadíssima Banda Maluca

Sexta-feira de muita marchinha de Carnaval com a Banda Maluca e de grandes histórias com o "PHD" das Folias de Momo em Imbituba, Patrício Amilton de Medeiros

E nesta sexta-feira (12), a partir das 20 horas, é noite de uma Folia de Momo responsável, em sua casa, com a Live da Imbé levando a você as deliciosas marchinhas de Carnaval, grandes histórias das inesquecíveis festas carnavalescas em Imbituba e muita animação, embalada pelos músicos da tradicional Banda Maluca, que também integram o projeto Trombonsax.

No balcão do Papo de Boteco da Imbé, o convidado é o expert em tamborim e outros instrumentos de percussão, PHD em carnaval imbitubense, Patrício Amilton de Medeiros. O músico é um dos fundadores e atual membro da intrépida trupe da Banda Maluka. 

Formação original da Banda Maluka, no fim da década de 1970

Aos 61 anos, 45 deles dedicados ao Carnaval, o morador da Rua de Baixo vai relembrar os anos de ouro do carnaval imbitubense como os desfiles de Escolas de Samba, de Blocos de Sujos, carnavais de salão no IAC, Náutico e VNAC; além de relembrar a história da Banda Maluka, das escolas de samba Império Central, Leões da Vila e Imperatriz da Colina; dos blocos Vai quem Pode, Sete e do Cacique, entre outras agremiações. 

Casado com Márcia Pedro de Medeiros, com quem tem dois filhos: o músico Marcinho Medeiros (Trombonsax) e Patrícia  que é nutricionista; o hoje aposentado do Porto de Imbituba conta que se apaixonou pelo carnaval em 1975, aos 16 anos, quando passou a integrar a banda Gualberto Pereira. Alguns anos mais tarde,  junto a outros componentes como Apolinário, João Silveira (Janga), Alzenir Ribeiro, João Batista Custódio e o próprio Gualberto,  fundou a Banda Maluka, no intuito de atuarem em datas festivas do município, como na Semana da Criança (foto acima).


Patrício Amilton Medeiros

Nova Banda Maluca promete levar o melhor do carnaval de Marchinhas à sua casa

Refundada no carnaval de 2020 por ex-músicos Imbitubenses da Sociedade Musical Gualberto Pereira, homenageando a tradicional Maluka dos anos 70 e 80, a banda atual nasceu com a intenção inicial de apenas reunir os amigos músicos para tocarem nos blocos de carnaval de rua. 

Mas o sucesso foi tanto que, segundo o idealizador da nova formação, Hermes Faustino Bernardes, com seus instrumentos de sopro e percussivos com trombones, trompetes, sax alto, sax tenor, tuba, surdos e caixas os integrantes estão aproveitando a boa fase, empolgação e união do grupo para levar a ideia em frente, formando um projeto musical de banda temática para tocar de tudo um pouco, em todas as épocas do ano.

“Sem a grande união, experiência, respeito, e empenho entre todos os músicos, nada seria possível. Todos vestem a camisa. Somos um grupo musical muito unido, onde todos têm seus instrumentos próprios.  Estamos sempre com ensaios semanais no Teatro usina com apoio da Diretora de Cultura da Prefeitura de Imbituba, Alessandra Santos”, lembra Hermes.

Casal Modão e Júlio Attanásio de Itapirubá

A última sexta foi de muita animação com o talentoso Casal Modão. No balcão do Papo de Boteco da Imbé, o convidado foi empresário e corretor de Imóveis Julio Attanásio, de 63 anos, proprietário de um dos comércios mais antigos e tradicionais de Imbituba, a Lanchonete & Sorveteria Frutagel Itapirubá e que deu um show de boas histórias sobre o bairro mais ao sul de Imbituba.

A vida de Júlio se confunde literalmente com a do bairro e de suas belíssimas praias Itapirubá Sul e Norte. Profundo conhecedor da história de Itapirubá e de seus personagens e causos, ele veio ao mundo em 1957, em Tubarão, onde seu pai, que é nascido em Nápoles, na Itália, tinha um comércio.  Logo aos três anos de idade veio morar  na Vila de Pescadores, onde seu pai e amigos já buscavam refúgio nos finais de semana em busca de paz, festas e jogos de carteado. 

Hoje, Attanásio toca, junto com a esposa Bentinha Attanásio, o comércio, que também é talvez hoje única banca de revistas existente em Imbituba. Inaugurada em 1986, a Sorveteria continua  na mesma rua, mesmo imóvel, na Vila dos Pescadores.

Figura quase sempre presente nos sambões nos bares do bairro, o palmeirense e hercilista Júlio foi o fundador da rádio comunitária do bairro, presidente do MDB de Imbituba e da Associação de Pescadores e Proprietários de Embarcação de Itapirubá, além de Secretário municipal de Administração e Chefe de Gabinete, ambos na gestão Osny Souza Filho (MDB). 

Júlio desde sempre foi envolvido em várias vertentes sociais da comunidade de Itapirubá, entre elas a pesca. Seu pai pescava e ele mesmo pescou na juventude, sendo até hoje um ferrenho defensor dos direitos dos pescadores e das melhorias de infraestrutura no bairro onde foi o realizador da Festa Regional da Tainha, saudoso evento que ocorreu por 12 anos na Praia de Itapirubá fomentando a economia dos pescadores e atraindo milhares de turistas.

Escritor, poeta, contista e estudioso de curas espirituais e da restinga e suas ervas medicinais 

Com 46 dos seus 61 anos dedicados à criação e contação de histórias sobre a cultura local e à produção de livros, o Membro da Academia de Letras de Imbituba escreve poesias e se dedica ao desenvolvimento de romances, parte deles com temática espiritualista, psicografado. Filho de Rubens Amadei Silva e Gecy Pereira Silva. Daria é formado em Administração pela Unisul e já escreveu 46 contos, tem 26 romances estritos, nove deles publicados e à venda e mais de 2500 poemas lançados em seu Facebook. 

Sensitivo e profundo conhecedor da cura espiritual com a ajuda de caminhadas com fins terapêuticos para harmonização e equilíbrio espiritualista e infusão com ervas, a maioria presente no quintal de sua casa, a restinga das praias de Imbituba, e onde ele mesmo as colhe. Dario é um exímio contador de histórias e "estórias" da cultura de Imbituba, Garopaba, Laguna. Entre as muitas curiosidades da vida de Dario, ele tem a marca de 36 vidas salvas no canto da Praia da Vila, foi surfista na década de 1970, pescador e cozinheiro amador. Hoje aposentado, ele se dedica a observar o processo da degradação da restinga, à escrita de contos, poesias e romances; e às curas espirituais

O carismático Imbitubense brinda leitores  principalmente com seus impagáveis causos misteriosos, lendas urbanas de suspense onde medo e humor se misturam em personagens reais e fictícios dos bairros e praias. Quase 50 de suas histórias estão publicadas no Portal AHora, onde é colunista há dois anos.

Entre 1973 e 2000, Dario era, exclusivamente, poeta, mas em 2000, decidiu se transformar em romancista. Entre as surpreendentes obras, que são comercializadas por R$ 30, estão os clássicos ‘Catador de Sonhos’, ‘Uma Questão de Amor’, ‘A Ravina’, ‘Pétalas de Amor’, ‘O Segredo de Melissa’ e a ‘Caminhada do Zé Mundão’. Dario ainda é responsável por três projetos na área da Assistência Social com duas oficinas realizadas em Imaruí e São Martinho junto aos idosos em estado de vulnerabilidade.

Assista ao programa com Dario neste link: 

Manoel Marques, o Manéca do Tartaruga e da Barra de Ibirapuera, e a talentosa cantora e violonista Karen Rosa

No primeiro programa com entrevista, a live da talentosa cantora e violonista Karen Rosa ganhou a companhia do empresário Manoel Marques,  um dos proprietários do tradicional Restaurante Tartaruga, da Barra de Ibiraquera. 

Filho do casal Olavo e Carmina, fundadores do estabelecimento que tem mais de 40 anos de excelência em frutos do mar e cultura local, Manéca contou várias histórias incríveis, repletas de nostalgia e conhecimento de seus 58 anos de vida em seu amado bairro. 

O empreendedor que assim como seus irmão foi sustentado pela pesca e pelo comércio, deu ainda uma verdadeira aula sobre a Lagoa de Ibiraquera, carinhosamente chamada por ele de “Mãe Lagoa”, por dar o sustento com frutos do mar, lazer e valorização de imóveis não só a eles, mas a centenas de famílias do município.

Assista ao programa na íntegra: 

Grandes histórias com Cadir Cargnin embaladas pelo envolvente Samba Rock de Salve Jorge 

Na sexta-feira seguinte, o palco da Cervejaria Imbé recebeu o músico Salve Jorge e na entrevista especial Cardillo conversou com outra personalidade muito querida e respeitada em Imbituba e região: o empresário, professor, economista, ex-vice-prefeito e exímio contador de histórias, Cadir Garbeloto Cargnin.

Do alto de seus 83 anos de uma vida repleta de conquistas, aprendizados, ensinamentos e muitas amizades. Cadir contou histórias e ‘causos’ sensacionais da política imbitubense, da região e do Estado, bem como de suas peripécias no futebol e no cotidiano de décadas muito bem vividas, colecionando amigos famosos e anônimos, e admiradores por onde passa, dando uma verdadeira aula sobre a história do município e de seus notáveis. 

Assista ao programa na íntegra: 

Baluarte da história imbitubense, Dr. Aires Antônio de Souza no Papo de Boteco  e o som de primeira da Banda Pulse

Seguindo um dos objetivos das Lives, e a maior de todas as premissas da da Cervejaria Imbé, que é fortalecer a cultura local, o Papo de Boteco, regado a música de primeira qualidade da Banda Pulse, recebeu na primeira entrevista de 20121, no dia 8 de janeiro, outra grande personalidade, o Médico e desportista  Dr. Aires Antônio de Souza. 

Um dos médicos mais respeitados da região, Aires falou sobre fazer o primeiro atendimento no hospital São Camilo, onde, ainda como clínico geral, atestou um dos três milagres mundiais atribuídos à Santa Paulina logo no dia de seu aniversário. 

O querido profissional de saúde e entusiasta do esporte amador de Imbituba ainda relembrou as grandes amizades pessoas, com o Padre Itamar Luiz da Costa, com o comendador João Rimsa e com o conterrâneo campeão mundial, Lico;, além de contar grandes histórias sobre a Rua de Baixo, seu time “Panela” e de Imbituba nos tempos áureos. 

Assista ao programa na íntegra: 

  

Fernando Spock, o historiador Ronaldo Pires e membros da Casa Açoriana

E no dia 15 de janeiro, embalado por um show incrível do músico Fernando Spock, foi a vez do público conhecer histórias incríveis da cultura de Imbituba, suas famílias e principalmente de sua colonização, no bate-papo com o historiador e presidente da Casa Açoriana Freguesia de Sant’Anna, Ronaldo Augusto Pires (Roni). 

Em uma inesquecível conversa regada a cerveja de butiá e butiá curtido na cachaça, o também colunista do portal AHora trouxe ao público histórias interessantíssimas e muitas curiosidades históricas sobre como se deu nossa colonização açoriana com os originais indígenas desta terra, a estreita relação atual com o governo Ilha de Açores (Portugal), suas pesquisas sobre as origens e ramificações genealógicas das famílias tradicionais de Imbituba, além de um show de cultura com membros da Casa Açoriana situada em Vila Nova. 

Assista ao programa na íntegra:     

 


Muita Folia e dedos de prosa com Vavá, Jandira e o Grupo Folclórico Cultural Imbé 

E na última sexta-feira (22), o palco da Cervejaria Imbé e o balcão do Papo de Boteco receberam o maravilhoso Grupo Folclórico Cultural Imbé, do Bairro Morro do Mirim. 

Formado pelos professores Vavá e Ana Jandira, além de Matheus e Renato, os músicos que também integram o Grupo Tons de Deus, dão grande ênfase à cultura local, e, através da música e das influências açoriana e indígena, divulgam o folclore, vários símbolos culturais locais e a origem de Imbituba. 

O divertido encontro, culturalmente rico e regado a alguns dos consagrados estilos de cerveja da Imbé, como diriam os antigos “foi longe” e encantou o público tanto musicalmente quanto nos dedos de prosas.

Assista ao programa na íntegra: 

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Garopaba
  • Imbé
  • cerveja
  • cerveja Imbé
  • cervejaria
  • live
  • entrevista
  • música
  • Patrício Medeiros
  • Banda Maluca
  • Cadir Cargnin
  • Trombonsax
  • carnaval
  • marchinhas
  • folia
  • momo
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil