Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba em Poesias: na 3ª poesia de seu livro, Cultura

Imbituba em Poesias: na 3ª poesia de seu livro, "Os Náufragos", Aires Júnior relata a agitada chegada dos primeiros homens brancos na região

# por Aires Antonio de Souza Junior 23-01-2021 há 8 mêses 1137

  • Tweet

Publicidade

Prezado leitor, apresento para você a terceira poesia do meu segundo livro, "Imbituba em Poesias". A poesia "Os Náufragos", relata a chegada dos primeiros homens brancos na região onde hoje se localiza Imbituba. Tal fato ocorreu em 1516, muito antes do início do povoamento, muito antes da colonização açoriana em nossas terras. Tal fato aconteceu após o naufrágio de um navio espanhol que retornava de uma trágica expedição na foz do Rio da Prata. 

Ao passar por nossa costa, um dos navios da expedição que era comandada por Juan Dias Solís, se deparou com uma forte tempestade e afundou. Os sobreviventes deste naufrágio alcançaram a nossa costa e se depararam com os índios Carijós que aqui viviam. Esse pequeno grupo de sobreviventes viveu por 10 anos entre os indígenas; e eles se tornaram os primeiros brancos (europeus) a viverem em nossas terras.


OS NÁUFRAGOS

 

Em 1516,
Por obra do acaso,
Alguns espanhóis chegaram à nossa região.
 
*Retornavam do Rio da Prata
Após uma trágica expedição
Atacada por índios canibais
Que devoraram parte da tripulação!
 
Os sobreviventes dessa epopeia, decidiram retornar
Paras terras espanholas, resolveram navegar.
 
Perto da costa de Imbituba
Enfrentaram uma forte tormenta
A embarcação afundou e o apavoro se instalou!
 
 Mas, alguns náufragos nadaram,
Nadaram, nadaram
Com a ajuda dos Carijós,
A areia da praia eles alcançaram!
 
Por alguns anos aqui eles moraram
Convivendo com os índios Carijós,
**Até que outra embarcação por aqui passou
E alguns deles resgatou!

 

* Expedição marítima  comandada por Juan Díaz de Solís, que foi morto e devorado por índios canibais, após descobrir a Foz do Rio da Prata, no Uruguai.

**O Galeão São Gabriel comandado por Don Rodrigo de Acuña.


Caso querias adiantar a sua leitura e adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, você poderá comprá-lo na "Banca do Maneca Café – Le Xande Barbearia", situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo whatsapp 999283444.

Sobre Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970.  Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL - Campus Tubarão-SC, desde 2014. 
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” - A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira", que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.

É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31.     Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba.




Em 2020, Aires lançou o livro "Imbituba em Poesias"        ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior. 
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias.     Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal.  Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor.    Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.






    Palavras-chave
  • Imbituba em Poesias
  • Aires Junior
  • Aires Antonio de Souza Junior
  • livro
  • Imbituba
  • escritor
  • poeta
  • Juan Díaz de Solís
  • AHora
  • os náufragos
  • nadando
  • sapo
  • Don Rodrigo
  • história
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil