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Coluna Yoga e Consciência - Quais as lições dessa Páscoa em quarentena: uma passagem da escuridão para a luz Artigos

Coluna Yoga e Consciência - Quais as lições dessa Páscoa em quarentena: uma passagem da escuridão para a luz

# por Karin Véras 16-04-2020 há 1 ano 1217

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Passamos essa Páscoa em quarentena, mais recolhidos, quem sabe também um pouco mais reflexivos. Alguns questionamentos e aprendizados devem estar emergindo dessa nova situação, então, posiciono aqui alguns destes, para seguirmos juntos nessa jornada de autoconhecimento, ajuda mútua e de maior consciência pessoal e coletiva sobre o momento presente.

Iniciando por um autoquestionamento, sem o anseio por respostas imediatas, apenas um ensejo de impulsionar ações e reflexões que possam ir surgindo ao longo desses dias: Será que algo diferente está se passando dentro de nós? Será que podemos, desde dentro de nossas casas, corpos e corações, perceber e processar algumas transformações que se fazem necessárias no âmbito pessoal, relacional, comunitário, empresarial,  governamental, ambiental e planetário? Será que temos disponibilidade para mover nosso olhar de uma margem a outra dessa travessia, utilizando nossas habilidades para construir uma ponte que nos permita encontrar novas formas de viver e de acessar os significados mais profundos durante essa passagem de eras, de hábitos, de consciência para uma nova humanidade?

O nome Páscoa vem da palavra hebraica Pessach que significa “passagem”. Antes de ser a festa cristã da ressurreição, marcava o final do inverno e o início da primavera. A partir desses dois significados podemos nos colocar diante de um portal e encarar, de uma vez por todas, os mistérios dos ciclos de vida-morte-renascimento que todos temos que passar e que o próprio Planeta está atravessando nesse momento. Encarar a morte tão temida: de visões distorcidas, de hábitos que não nos servem mais, de relacionamentos conflitantes, de medos ancestrais, de governos e organizações que não nos representam verdadeiramente, de consumos desnecessários, do egoísmo desmedido, daquelas mudanças que vamos colocando debaixo do tapete até que o tapete seja puxado... e foi! Não sabemos quanto tempo vai durar essa passagem, mas uma coisa é certa: não deveremos ser mais os mesmos, nem a sociedade, nem a biosfera, nem a humanidade. Então, o convite é para que realizemos essa travessia com um pouco mais de abertura, de generosidade, e de consciência que nos permita construir uma ponte entre o mundo material e espiritual, entre o âmbito individual e o coletivo, entre o cultivo do ego e do altruísmo, entre um possível controle da situação e a confiança sobre  aquilo que não sabemos, entre a morte e a possibilidade do renascimento. Notando que o “entre” não exclui uma das partes, mas integra o todo em cada um de nós. Sim, agora se faz necessário a coragem de saltar ao vazio para realizar a travessia da escuridão para a luz. Vamos juntos?

A sugestão dessa semana é repetirmos um mantra (palavras que protegem a mente) e realizarmos um exercício de relaxamento para aquietarmos corpo-mente e coração, e desde a quietude irmos dando mais alguns passos nessa travessia.


Exercício de relaxamento com escaneamento corporal na posição deitada

Sugestão: Você pode escolher uma música de fundo para o relaxamento. Você também pode gravar a sequência descrita com sua própria voz para ouvir durante a execução do exercício, ou memorizar a sequência e conduzi-la mentalmente. Seguem dois links do youtube com opções musicais:


. Música celta: ajuda a tranquilizar, equilibrar as energias, focar a atenção, relaxar



. Música para purificar el aura reiki




Descrição: Deite-se em shavásana – posição de relaxamento do yoga que significa “postura do cadáver” - de costas no chão, braços ao longo do corpo levemente afastados, pernas também afastadas, cabeça bem pousada numa superfície plana. Em seguida feche os olhos e se entregue completamente ao abraço cálido e generoso da Mãe Terra: entregue seu corpo, pensamentos e sentimentos... apenas relaxe!

Inicie levando sua atenção para a cabeça e o rosto, relaxando-os completamente. Mova agora sua atenção para o pescoço, e dali percorra os ombros, braços, cotovelos, antebraços, pulsos e mãos; convidando-os a se relaxarem, soltarem, entregarem-se para a terra. Em seguida leve sua atenção para o centro do peito e relaxe, movendo sua atenção para as costelas, o abdômen, a virilha e os órgãos genitais; convidando-os a se relaxarem. Agora leve sua atenção para as costas e convide toda extensão da coluna vertebral ao relaxamento profundo. Mova sua atenção para as coxas, percorrendo joelhos, batatas das pernas, tornozelos e pés; convidando-os a se relaxarem, entregarem-se para a terra. 

Agora relaxe do topo da cabeça até as plantas dos pés, convidando todo o corpo a se relaxar profundamente, a entregar-se completamente, deixando-se morrer: deixando ir o cansaço, o controle, a ansiedade, o medo, o aperto no peito. Crie espaço no corpo e na mente para o novo, o inesperado, restaurando todo seu organismo e, quem sabe, abrindo-se para uma nova vida que nasce... mesmo que não saibamos como e quando, nós confiamos e nos entregamos aqui e agora! Aquiete-se e fique alguns instantes consigo mesmo, no embalo da música e em contato profundo com seu coração!

(Pausa) Bem lentamente, você vai se preparando para retornar desse relaxamento, externalizando a consciência a partir das extremidades do corpo; trazendo pequenos movimentos às pontas dos dedos dos pés, dedos das mãos, a cabeça pode se mover suavemente de um lado a outro; até que todo corpo queira se movimentar, espreguiçar-se, como se acordasse de um sonho bom! Gire para o seu lado direito, ficando alguns instantes na posição fetal e, com o apoio das mãos na lateral do corpo, você vai  retornando à posição sentada. Respire fundo e vai abrindo os olhos suavemente, agradecendo o dom da vida e a oportunidade de se cuidar, de se permitir relaxar, seguindo para as suas atividades ou para o seu descanso com consciência e em Paz!

Ao final do relaxamento podemos repetir três vezes o Asatoma mantra, conforme indicado a seguir:

(Mantra em Sânscrito)                                  (Tradução em português)
ASATO MA SADGAMAYA                              Do irreal, guie-me ao Real,
TAMASO MA JYOTIR GAMAYA                    Das trevas, guie-me à Luz,
MRI TIOR MA AMRITAM GAMAYA               Da morte, guie-me à Imortalidade”

Abaixo link de duas versões desse mantra no youtube:
Deva Premal Om Asato 




SAI BABA ASATO MA 


Seguimos com a proposta de divulgar projetos sociais voltados ao bem-estar de pessoas em crise emocional e/ou em situação de vulnerabilidade social devido à quarentena. Olhe com atenção como você pode apoiar ou se beneficiar desses projetos ou, ainda, inspirar-se para algum movimento similar em sua localidade. Envie-nos o contato de novos projetos ou ideias que possam contribuir com essa rede do bem, para cuidar de nós mesmos e de mais alguém.


Floripa em Casa – site interativo para receber e oferecer ajuda na quarentena como p. ex. para compras em farmácias e supermercados; incluindo link de produtos e produtores locais, campanhas e iniciativas independentes para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
www.floripaemcasa.com.br

A chave da questão – psicólogos com atendimento on-line gratuito para pessoas com dificuldades emocionais pelos desafios da quarentena
www.achavedaquestao.com.br

Psicólogos contra o Covid-19 – Coletivo de psicólogos e psicólogas voluntários preparados para atender de maneira solidária ao enfrentamento da crise causada pelo Covid-19 
Fone/whats (48) 99608-1466

Aulas de yoga on-line gratuitas pelo Instagram e Facebook com:

Marcus Rojo – Instagram marcusrojo – prática suave para todos os níveis: diariamente às 8:00hs.

Carla Trindade e Mauricio Calil – Instagram solar_iyengar_yoga – prática de alinhamento nível inicial e intermediário com a utilização de cintos, cadeira, cobertores e parede como materiais de apoio. De segunda a quinta às 8:00hs.

Alecrim Correia – Facebook Alecrim Correia – quartas e sábados yoga (nível inicial e intermediário), segundas e sextas meditação, domingos cantos mantras e rezos.

Agenda Mindfulness Online – Instagram mindfulnessparana - práticas semanais de meditação mindfulness oferecidas pelos profissionais parceiros do Centro Paranaense de Mindfulness sempre as 19hs – Instagram: mindfulnessparana

Eu sou Karin Maria Véras, jornalista, antropóloga e dançarina-yogue. Pratico e ensino Yoga Integral, Yoga para Crianças e Dança Espontânea em Florianópolis, e tenho especial interesse na interface Yoga/Arte/Educação/Meditação. Convido-os a embarcarem comigo nessa jornada de autoconhecimento, abertura de consciência e atuação baseada nos princípios do yoga. Lembrando que, como disse o poeta, político e yogue Sri Aurobindo: “A Vida toda é Yoga” 


Contato: karinveras@hotmail.com
Instagram: karinmveras


Namastê!

Confira nosso próximo artigo: Uma pausa para respirar
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