Publicidade


Notícias


Pesquise


Consciência: Pescadores da região promovem o 2º Dia de Limpeza da Lagoa do Imaruí e retiram mais de  900 kg de lixo das águas Meio Ambiente

Consciência: Pescadores da região promovem o 2º Dia de Limpeza da Lagoa do Imaruí e retiram mais de 900 kg de lixo das águas

por Administrador 03-12-2019 há 1 ano 1447

  • Tweet

Publicidade

Preocupados com a preservação da Lagoa de Imaruí, os pescadores artesanais do município de Pescaria Brava organizaram o Segundo Dia de Limpeza da Lagoa. O evento aconteceu no mês passado e retirou mais de 900 quilos de lixo e entulho das margens da lagoa.

A Lagoa de Imaruí está localizada entre os municípios de Imaruí, Pescaria Brava e Laguna. Ela faz parte do Complexo Lagunar Sul Catarinense. Estas águas têm importante papel ambiental, social e econômico na região, pois muitas famílias tem como principal fonte de renda a pesca artesanal.

A Associação dos pescadores artesanais do município de Pescaria Brava, juntamente com a Epagri, mobilizou a sociedade e organizou um evento para promover a preservação deste corpo d´água. O evento aconteceu na Comunidade da Pontinha das Laranjeiras e o foco principal foi a retirada do lixo das margens da lagoa. 

Emanuel Viquetti, extensionista rural da Epagri do município de Pescaria Brava, conta que ações para a limpeza da lagoa é prioridade para a Associação. 

“A questão da limpeza é uma luta constante. É uma caminhada que não para e se depender de nós não vai parar, porque além da poluição visual ela contamina o mar e a lagoa. E o mar é o sustento do pescador – diz Lucidonio Manuel Mariano, presidente da Associação dos Pescadores de Pescaria Brava.

O evento contou com a ajuda de toda a comunidade da Ponta das Laranjeiras. A Udesc, a Marinha e a prefeitura também participaram da limpeza. “Eu vim ajudar porque eu sou um pescador e eu estou vendo que a Lagoa está pedindo socorro. Fazendo esse mutirão, a gente tá tentando diminuir um pouco da poluição. Todo o pessoal do complexo pesqueiro devia se sensibilizar pra socorrê-la” – comenta Jairo da Silva Fortunato, pescador do município.

As crianças da Escola da comunidade ajudaram na coleta de lixo.
As crianças da Escola da comunidade ajudaram na coleta de lixo.

Convidados pelos extensionistas da Epagri, os alunos do quinto ano da Escola de Educação Básica Ponta das Laranjeiras, ajudaram na coleta do lixo. A diretora da escola, Karine Marques Goulart, fala sobre a participação dos escolares: “A gente já tem uma grande parceria com o pessoal da Epagri, com a Noeli e com o Emanuel. Como as crianças não podem entrar na lagoa, nós viemos da escola até aqui catando os lixos da estrada, mostrando para eles que esse lixo pode ir para dentro da água e prejudicar o meio ambiente e a pesca”. Noeli Pazetto, extensionista social da Epagri de Pescaria Brava, comenta sobre o trabalho realizado com a escola: “A gente faz esse trabalho já há alguns anos. Por ser uma comunidade tradicionalmente pesqueira, a gente atende principalmente na questão ambiental”.

Ao final da atividade, mais de 900 kg de lixo e entulho que estavam nas margens da lagoa, foram encaminhados para destinação correta. As crianças, preocupadas com o futuro, deixaram um recado para a comunidade: “Não poluir o ambiente! Não poluir a Lagoa! Tentar sempre ter uma sacola de plástico pra guardar o seu lixo.”

    Palavras-chave
  • Imaruí
  • Pescaria Brava
  • lagoa
  • limpeza
  • pescadores
  • Epagri
  • Pontinha
  • Laranjeiras
  • lixo
  • entulho
  • meio ambiente
  • poluição
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil