Publicidade


Notícias


Pesquise


Projeto Transformar da Secretaria de Educação de Imbituba abre inscrições para novas modalidades Esportes

Projeto Transformar da Secretaria de Educação de Imbituba abre inscrições para novas modalidades

por Redação 11-08-2017 há 4 anos 1765

  • Tweet

Publicidade

O Projeto Transformar e Lapidar Talentos, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, desenvolvido pela Diretoria Municipal de Esportes, que contempla crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências e com altas habilidades, está com inscrições abertas para duas novas modalidades esportivas, Ginástica/Zumba e Rugby.

O Projeto, que tem o objetivo de formar cidadãos de bem, fomentando a prática esportiva, formando e desenvolvendo atletas, buscando novos talentos, e principalmente, gerando lazer, educação e saúde para todos, está transformando a cidadania através do esporte e educação.

De acordo com o prefeito Rosenvaldo Júnior, realizar um projeto dessa magnitude em Imbituba onde a prática de esportes via políticas públicas estava restrita ao futsal, judô, vôlei e handebol, é uma questão também de responsabilidade social do gestor.

“Precisamos oferecer condições adequadas para a realização das práticas esportivas e de lazer e assim contribuirmos para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis para nossos munícipes. Em um país ainda com tantos problemas sociais, temos o dever moral e ético de fazer ser exercida a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a comunidade em geral”, afirma.

Para o gestor do município, um dos meios comprovadamente mais eficazes na promoção de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos é o esporte. “Ele influencia em aspectos relevantes como educação, saúde, inclusão social, formação para a cidadania, entre outros”, completa.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, Filipe Dias Antônio, fala que desde a idealização do projeto, vem-se trabalhando incansavelmente. “O CTFEI é um excelente espaço onde, além dos projetos esportivos, podem ser feitas várias atividades de lazer e eventos ligados a Administração Municipal. O local já recebeu algumas reformas e adequações, mas ainda faltam algumas melhorias”, explica.

“Estamos todos empenhados em tornar este projeto um sucesso e uma referência”, afirma o diretor de esportes Norton Evaldt. Ele afirma que estão sendo concluídas as etapas iniciais de planejamento, e já com a modalidade de futebol em andamento.

Já estão abertas as inscrições para mais duas modalidades: ginástica/zumba e rugby. Os primeiros materiais esportivos para o projeto começam a chegar. Em breve, serão entregues os uniformes aos atletas e crianças dos projetos esportivos da diretoria de esportes.

O rugby, de acordo com o diretor, é o segundo esporte mais praticado no mundo, só perde para o futebol. Esta modalidade auxilia em vários fatores como o desenvolvimento social, capacidades físicas e psicológicas, valores, aspectos cognitivos, habilidades motoras, autonomia, senso crítico, além de ser um esporte para todas as características físicas.  As aulas serão ministradas pelos professores Ney e Ramon Fernandes, nas terças e sextas-feiras, das 15:00 às 16:00, nas quartas-feiras, às 21:30h, e aos domingos às 15:00h, no CTFEI, Ninho da Águia (antigo campo do Imbituba F.C.).

A aulas de ginástica/zumba serão abertas para toda a comunidade e ministradas pela professora Michela Freitas, nas terças e quintas-feiras, das 17:30 às 18:30 horas.

 A modalidade futebol acontece todas as terças e quintas-feiras das 9:00 às 10:00 e das 14:00 às 15:00 horas, para crianças de até 12 anos; das 10:00 às 11:00 e das 15:00 e 16:00 horas, para adolescentes de até 16 anos.

 As inscrições para todas as modalidades podem ser feitas na Diretoria Municipal de Esportes, ao lado do Ginásio de Esportes Olivar Francisco, das 13:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3255-6935.